Já se conhecem os vencedores do IndieLisboa

por Comunidade Cultura e Arte,    6 Setembro, 2021
Já se conhecem os vencedores do IndieLisboa
Fotografia de Marina Abadjieff

A realizadora Rosine Mbakam vence o Grande Prémio de Longa-Metragem Cidade de Lisboa com o seu filme Les Prières de Delphine, um documentário cru que faz um retrato de uma jovem camaronesa que carrega uma bagagem de sofrimento, pertencente a uma geração de jovens mulheres Africanas destruídas pelas nossas sociedades patriarcais e abandonadas para a exploração sexual Ocidental como único meio de sobrevivência. O júri da Competição Internacional galardoou ainda The Inheritance, de Ephraim Asili, com o Prémio Especial do Júri Canais TVCINE. O Prémio para Melhor Longa-Metragem Portuguesa foi entregue a No Táxi do Jack, de Susana Nobre, enquanto que o Prémio de Melhor Realização para uma Longa-Metragem Portuguesa foi para Simon Chama, de Marta Sousa Ribeiro. Enquanto isso, o Prémio Dolce Gusto para Melhor Curta-Metragem Portuguesa foi atribuído a O Que Resta, de Daniel Soares. E o Prémio Novo Talento The Yellow Color revelou a “realização cirurgicamente precisa” de Laura Carreira, com The Shift. O Grande Prémio de Curta-Metragem foi entregue a Keep Shiftin’, de Verena Wagner, que situa a corporalidade dos trabalhadores de uma fábrica de vidro algures na fronteira entre a Alemanha e a República Checa.

PALMARÉS 2021

JÚRI DA COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE LONGAS-METRAGENS​
Bas Devos | Erika Balsom | Joana Craveiro

Grande Prémio de Longa-Metragem Cidade de Lisboa – 15.000 Euros

LES PRIÈRES DE DELPHINE
Rosine Mbakam, Bélgica / Camarões, doc., 2021, 91’

“O Grande Prémio de Longa Metragem da Cidade de Lisboa vai para Les Prières de Delphine, de Rosine Mbakam. O filme inscreve-se numa importante linhagem de não-ficção feminista, pedindo-nos que escutemos uma mulher a narrar a sua vida com posse sobre a sua história e dignidade. Um filme que é um poderoso acto de co-criação entre a realizadora e a pessoa retratada, Les Prières de Delphine reflecte sobre posicionamento, cumplicidade, e as intersecções de raça, classe e migração. O júri elogia a cuidadosa mise-en-scène e cinematografia desta poderosa obra de Mbakam.”

Prémio Especial do Júri Canais TVCine – Aquisição dos direitos do filme para Portugal

THE INHERITANCE
Ephraim Asili, EUA, doc. / fic., 2020, 101’

“O Prémio Especial TVCine é atribuído a The Inheritance, by Ephraim Asili. Este filme cria um espaço para a reunião de vozes, histórias e práticas artísticas da libertação Negra. Com humor, perspicácia e compromisso, The Inheritance imagina, de forma poética, possibilidades futuras e comunidades.” ~

JÚRI INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS
Bianca Lucas | Mariana Gaivão | Réka Bucsi

Grande Prémio de Curta-Metragem Betclic – 4000 Euros

KEEP SHIFTIN’
Verena Wagner, Alemanha, doc., 2020, 21’

“Pelo seu retrato sensível dos alquimistas modernos. Pelo seu olhar rigoroso e único, e por nos imergir num universo transfixante que parece fantástico apesar da sua realidade não-ficcional.”

Prémio Melhor Curta de Animação – 500 Euros

THANK YOU
Julian Gallese, Reino Unido, anim., 2020, 8’

“Esta é uma história de nascimento e de morte, composta da maneira mais fresca e aparentemente sem esforço. Cria um profundo sentido de familiaridade, elevando a banalidade e a aleatoriedade do quotidiano a algo totalmente diferente. É um convite para uma festa, mas nem todos estão convidados.”

Prémio Melhor Curta de Documentário – 500 Euros

À LA RECHERCHE D’ALINE
Rokhaya Marieme Balde, Suíça /Senegal, doc., 2020, 27’
“Recuperar uma narrativa pode ser difícil. Arrancando uma história importante do confinamento dos locais, e mostrando o global, as origens e formas que o empoderamento pode assumir, a cineasta faz exactamente isso. E, não menos importante, subvertendo e testando os limites da linguagem cinematográfica. ”

Menção Honrosa

Y’A PAS D’HEURE POUR LES FEMMES
Sarra El Abed, Canadá, doc., 2020, 19’

“Celebrar a feminilidade é um ritual íntimo que não se trata necessariamente apenas de estética. Trata-se de valorizar o teu lugar no mundo enquanto mulher, e nunca tomar por garantidos certos direitos, que podem ser desviados num instante. Queremos dar a este filme uma menção especial não só pelo seu retrato sensível e pessoal deste tema, mas também porque nos preocupa que, em 2021, este filme seja tão pertinente como sempre.”

Prémio Melhor Curta de Ficção – 500 Euros

COME HERE
Marieke Elzerman, Bélgica, fic., 2020, 26’
“Como querer e não precisar. Como amar sem depender. Como estar sozinho mas não só, e como ficar sem procurar saídas de emergência. Pela sua abordagem emocional e subtil de questões exclusivas da condição humana. Pelo seu casting perfeito, e pela nossa sincera esperança de que esta cineasta continue a criar.”
Menção Honrosa

LONELY BLUE NIGHT
Johnson Cheng, EUA, fic., 2020, 15’

“Nem sempre pode haver comunicação através da língua. De facto, a maioria das vezes, as confissões mais sinceras vêm dos gestos mais surpreendentes. Pela sua estrutura meticulosa, e pelo seu olhar controlado e incisivo, gostaríamos de atribuir uma menção especial a Lonely Blue Night, de Johnson Cheng. ”
 ~ JÚRI DA COMPETIÇÃO NACIONAL
Mercedes Martínez-Abarca | Ramiro Ledo Cordeiro | Daniel Vadocky

Prémio para Melhor Longa-Metragem Portuguesa – 5000 Euros

NO TÁXI DO JACK
Susana Nobre, Portugal, doc. / fic., 2021, 70’

“Através da história de um homem que pretende passar a reforma no seu próprio país, a realizadora conseguiu captar a luta de uma determinada parte da sociedade portuguesa que emigrou durante a ditadura e regressou à pátria ao fim de décadas. A ternura e o calor com que a realizadora mostra o cuidado com a personagem principal vai além da tela e toca o coração do público.”

Prémio de Melhor Realização para Longa-Metragem Portuguesa – 1000 Euros

SIMON CHAMA
Marta Sousa Ribeiro, Portugal, fic., 2020, 84’

“O prémio vai para uma realizadora estreante, que foi capaz de captar não só o desenvolvimento mental, mas também o físico de um menino ao longo de cinco anos, e que enfrenta a separação dos pais. Uma abordagem formal distinta ajuda significativamente a mostrar com sensibilidade todo o espectro de emoções humanas básicas.”

Prémio Dolce Gusto para Melhor Curta-Metragem Portuguesa – 2000 Euros

O QUE RESTA
Daniel Soares, Portugal, fic., 2021, 20’

“Uma história tocante e contemplativa, maravilhosamente filmada, sobre um velho que vivia sozinho e que decidiu sacrificar o último ser vivo com quem vive.”

Prémio Novo Talento The Yellow Color – 1500 Euros

THE SHIFT
Laura Carreira, Reino Unido / Portugal, fic., 2020, 9’

“A realização cirurgicamente precisa retrata uma história forte e emotiva, que mostra o desespero e a crueldade da insegurança no trabalho e a fragilidade das condições de vida em que vivemos.”
 ~
JÚRI DA COMPETIÇÃO NOVÍSSIMOS
Delphine Jeanneret | Maria João Mayer | Mia Tomé

Prémio Novíssimos Betclic – 1500 Euros + Promoção e Venda Portugal Film
(anunciado previamente numa cerimónia especial no dia 3 de Setembro, na Casa do Capitão)

HUNTING DAY
Alberto Seixas, Portugal, fic., 2020, 3’
“As juradas decidiram entregar o prémio ao filme Hunting Day de Alberto Seixas, por ser uma micronarrativa que personifica aquilo que o cinema é: o faz de conta, a imaginação, o questionar a realidade com a ficção. As juradas ficaram impressionadas com a estética e com os tempos das ações. Em poucos minutos o realizador conseguiu criar uma experiência sensorial, com um forte sentido de trabalho de câmara e enquadramento. Esperamos que este prémio seja uma boa contribuição para os projetos futuros do realizador.” ~
JÚRI SILVESTRE
Anabela Moutinho | Ehsan Khoshbakht | Maria do Carmo Piçarra

Prémio Silvestre para Melhor Longa-Metragem – 1500 Euros

BY THE THROAT
Effi & Amir, Bélgica, doc., 2021, 75’

“Um tema de difícil tratamento narrativo é abordado com fluidez convincente e através do uso criativo de vários meios que relevam um assunto premente, perspectivado de maneira clara e inteligente. Os realizadores reflectem sobre as movimentações humanas a partir de um ponto de vista quase nunca usado anteriormente, recorrendo à linguística para as contextualizar politicamente, o que é raro e precioso. Uma comovente e provocadora abordagem intelectual suportada pelo uso de materiais de arquivo fílmico que fixa o mundo contemporâneo com um olhar novo e, por uma vez, também com “ouvidos abertos”.”

Menção Honrosa

FOREST – I SEE YOU EVERYWHERE
Bence Fliegauf, Hungria, fic., 2021, 112’

“Uma laboriosa construção de uma mise-en-scène que se adequa a histórias universais sobre problemas pessoais, escritas e interpretadas com especial vigor, dramatismo e brilhantismo.” ~
JÚRI DE CURTAS-METRAGENS SILVESTREDaniel Ebner | Maíra Zenun | Rita Cruchinho Neves

Prémio Silvestre para Melhor Curta-Metragem – 1000 Euros

ONE IMAGE, TWO ACTS
Sanaz Sohrabi, Canadá / Alemanha / EUA / Irão, doc. / exp., 2020, 45’

“O prémio da secção Silvestre Curtas vai para a fascinante, cativante e educativa peça de arte que consegue transformar imagens históricas e de arquivo num registo poético e político sobre a relação e disputa entre potências coloniais. O filme vale-se de uma perspectiva auto-etnográfica com uma complexa estrutura formal, guiando o olhar do espectador de uma forma cinematograficamente inteligente. O júri gostaria de congratular Sanaz Sohrabi e premiar o seu filme One Image, Two Acts.”

Menção Honrosa

PALMA
Alexe Poukine, França / Bélgica, fic., 2020, 40’

“A Menção Honrosa da secção Silvestre Curtas vai para o belo filme realizado com amor, delicadeza e sensibilidade, baseado na brilhante ideia de filmar uma situação já vivida que expõe as complexidades da vida e das relações. Nós deambulamos com as brilhantes actrizes e envolvemo-nos na intensa e, por vezes, traumatizante, mas sempre amorosa história que a realizadora transporta, de forma surpreendente, para o grande ecrã. A menção honrosa vai para Palma de Alexe Poukine.” ~
JÚRI INDIEMUSIC
Cláudia Guerreiro | Yaw Tembe | Yen Sung

Prémio IndieMusic – 1000 Euros

EX-AEQUO

SISTERS WITH TRANSISTORS
Lisa Rovner, Reino Unido / França, doc., 2020, ‘84

NUEVE SEVILLAS
Pedro G.Romero e Gonzalo García Pelayo, Espanha / França, doc., 2020, 158’

“Não havendo unanimidade, o júri decidiu atribuir dois prémios ex-aequo, deixando de fora outros filmes nos quais também acreditava. Por abordarem temas incontornáveis do contexto em que vivemos, mas em pólos opostos, um com uma perspectiva mais racional e documental, outro mais orgânico e visceral, consideramos que a coerência estética, a consistência da narrativa e a pertinência temática estão no mesmo patamar num e noutro. Atribuímos, por isso, o prémio aos filmes Sisters with Transistors e Nueve Sevillas.” ~
JÚRI AMNISTIA INTERNACIONAL
Pedro Coelho | Romeu Costa | Sandra Pereira

Prémio Amnistia Internacional – 1500 Euros

RADIOGRAPH OF A FAMILY
Firouzeh Khosrovani, Irão / Noruega / Suíça, doc., 2020, 80’

“O Júri Amnistia Internacional decidiu, por unanimidade, atribuir o Prémio Amnistia Internacional ao filme Radiograph of a Family, da realizadora Firouzeh Khosrovani. O filme traça um retrato profundo de um país, o Irão, a partir da reconstituição (magistral) da história da família da realizadora, desde o casamento dos pais até à atualidade. Uma família divida entre o secularismo do pai e a ortodoxia islâmica da mãe. Num mundo, e numa geografia, onde o extremismo molda, cada vez mais, o devir da sociedade, a família de Khosrovani, apesar do fosso que separa os pais, enaltece uma mensagem de tolerância, provando-nos que a religião e a secularidade, constituindo legítimas opções de vida, não têm de ser impostas, podendo, cada um de nós, em liberdade, assumir a sua própria conduta. A realizadora, crescendo no seio desta dicotomia, é bem o exemplo dessa escolha livre. Formalmente, Radiograph of a Family exibe uma expressão original, cujo esteio é a metáfora visual de uma casa que, transformada em fio condutor na narrativa, nos revela os diversos tempos políticos do Irão. O levantamento fotográfico, o arquivo visual e a sonoridade alicerçam esta magnífica viagem ao (aparentemente) inacessível espetro da tolerância.” ~
JÚRI ÁRVORE DA VIDA
Inês Gil | Rui Martins

Prémio Árvore da Vida para Filme Português – 2000 Euros

SOPRO
Pocas Pascoal, Portugal, doc., 2021, 43’

“«A vida começa em cada segundo do dia»: a convicção do co-protagonista deste documentário atravessa uma narrativa abraçada pela poesia. O desespero pela lentidão de um Estado insensível à miséria é contrabalançado pela ternura e tenacidade de uma família simples e humilde, que, na noite das lágrimas, e na iminência de um mundo que se extingue com um gemido, é iluminada pela «estrela perpétua», derradeira e imperecível esperança. Com um olhar justo que nunca cai no sentimentalismo, a realizadora transmite os vínculos que unem o ser humano à natureza, abalados pelas alterações climáticas ateadas pela sedução do conforto e do dinheiro, e evidencia como Portugal, também com a coragem e sabedoria dos imigrantes, tem dentro de si as sementes para ressuscitar das cinzas. Por estes motivos, o Prémio Árvore da Vida é atribuído a Sopro, de Pocas Pascoal.” ~
PRÉMIOS DO PÚBLICO 
Prémio do Público Longa-Metragem – 1500 Euros

AU COEUR DU BOIS
Claus Drexel, França, doc., 2021, 90’

Prémio do Público Curta-Metragem – 1000 Euros

T’ES MORTE HÉLÈNE
Michiel Blanchart, Bélgica, fic., 2020, 24’
Prémio do Público IndieJúnior – 500 Euros

TINTA
Erik Verkerk e Joost van den Bosch, Países Baixos, anim., 2020, 2’

O festival prolongar-se-á até dia 8 de Setembro com sessões adicionais no Cinema Ideal, onde terão lugar sessões de filmes premiados, e na Cinemateca Portuguesa, com projecções de filmes pertencentes à retrospectiva de Sarah Maldoror.

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