Jards Macalé, Expresso Transatlântico e o pianista Danilo Pérez nos próximos meses do Auditório de Espinho

por Comunidade Cultura e Arte,    1 Janeiro, 2024
Jards Macalé, Expresso Transatlântico e o pianista Danilo Pérez nos próximos meses do Auditório de Espinho
Fotografia de Manos Gkikas / Unsplash
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O Auditório de Espinho | Academia vai receber até março artistas como o músico brasileiro Jards Macalé, o jovem trio lisboeta Expresso Transatlântico e o pianista panamense Danilo Pérez, em formato trio. 

“Começaremos 2024 com muitos artistas portugueses, no teatro, na música erudita, spoken word, contemporânea, experimental e indie, mas sobretudo com uma ideia que norteia a nossa programação, que é a de uma oferta que se desdobra por muitas áreas distintas, sem quaisquer cedências artísticas. Para além dessa programação de âmbito mais nacional, teremos nomes internacionais do jazz, uma lenda viva da música brasileira e estreias nacionais. É uma programação que convida à descoberta, que apela à curiosidade de cada um de nós.”, afirma André Gomes, programador do Auditório de Espinho.

Em janeiro (26), o Auditório começa por receber a pianista dinamarquesa Kathrine Windfeld com a Orquestra de Jazz de Espinho, como solista e maestrina convida, num concerto que marca a rentrée.

Segue-se o espetáculo “Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa” de Sara Barros Leitão, já em fevereiro (2). Esta peça de teatro, com um título roubado a um texto do livro “Novas Cartas Portuguesas” conta a história das mulheres humilhadas e escravizadas, mulheres que não foram respeitadas.

A Orquestra Clássica de Espinho também estará em cartaz, nesse mês (9), com o prestigiado oboísta português Tiago Coimbra com O Concerto para oboé e orquestra do compositor suiço Peter Mieg. Este concerto tem parceria com a fundação Peter Mieg Stiftung e com a Embaixada da Suíça em Portugal.

Segue-se o Drumming GP (16), com uma obra encomendada ao compositor Carlos Guedes, intitulada “Time poetries”, um ciclo de peças para quarteto de lâminas e pequenos instrumentos de percussão e eletrónica, sob suporte fixo, que exploram a passagem do tempo em música.

O último sábado de fevereiro (24) é marcado pelo concerto do guitarrista e compositor Steve Gunn com o o pianista e compositor David Moore, para a apresentação do álbum “Let the Moon be a Planet”. No dia anterior o duo irá encontrar-se no palco do gnration (Braga). 

Março começa em português, com o concerto “City of Glass” de Daniel Bernardes Trio & Coro Ricercare (2), baseado na primeira história da Trilogia de Nova Iorque de Paul Auster (1987), levando o público numa viagem sonora com António Quintino, no contrabaixo e Joel Silva, na bateria.

Segue-se o jovem trio lisboeta, Expresso Transatlântico (9), com Gaspar Varela, na guitarra portuguesa, Sebastião Varela, na guitarra elétrica e Rafael Matos, na bateria, para uma viagem musical entre as influências da tradição portuguesa e as sonoridades globais contemporâneas, com a apresentação de “Ressaca Bailada”. 

Dia 16, sobe ao palco Jards Macalé, em jeito de celebração e homenagem dos 50 anos do disco homónimo que marcou a sua estreia a solo. Jards Macalé revisita este trabalho num concerto, em formato banda, no Auditório de Espinho.

O novo projeto de Adolfo Luxúria Canibal e António Rafael, ambos membros dos Mão Morta “Estilhaços da Escuridão”, dedicado à memória da documentarista sonora Sofia Saldanha, que participa no álbum, é apresentado em palco (23), com a participação especial do Ensemble Vocal da Escola Profissional de Música de Espinho.

A programação do Auditório fecha março (27) com o trio do pianista Danilo Pérez, composto pelo baterista e compositor Adam Cruz, que é hoje uma  referência no panorama do jazz internacional, colaborando regularmente com Tom Harrell, Mingus Big Band e Chris Potter e pelo John Patitucci do quarteto de Wayne Shorter do qual Pérez fez parte.

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