Jean-Luc Godard prepara adeus ao cinema e revela nomes dos próximos filmes
Jean Luc-Godard, nascido a 3 de dezembro de 1930, é um dos grandes rostos vivos do cinema francês, europeu e mundial. Durante os anos de 1960 e de 1970 tornou-se num dos mais influentes cineastas, assim como crítico cinematográfico de renome. Essa importância estabeleceu-se desde então com a Nouvelle Vague e permanece até aos dias de hoje.
Agora, Godard anunciou, aos 90 anos, que o seu adeus ao cinema está próximo. O realizador de clássicos como “Vivre sa vie: Film en douze tableaux” (1962), “Pierrot le Fou” (1965), “À bout de souffle” (1960) ou “Le mépris” (1963) disse numa entrevista no Festival de Kerala, na Índia, que vai fazer mais dois filmes antes de se reformar: “Estou a finalizar a minha vida no cinema — sim, a minha vida de cineasta — com mais dois argumentos. Depois disso, direi: “Adeus, cinema!”“. Ainda na mesma entrevista o cineasta revelou os nomes dos próximos projectos: “Scenario” (que é a palavra francesa para “argumento”) e “Funny Wars” (“guerras engraçadas”, em tradução livre).
“O cinema não é um ofício. É uma arte. Cinema não é um trabalho de equipa. O realizador está só diante de uma página em branco.”, afirmou uma vez Godard. Agora, mais de 120 filmes depois e de 60 anos dedicados ao cinema, o cineasta prepara-se para fechar o livro que tantas vezes escreveu diante de páginas em branco.
A última longa-metragem de Jean Luc-Godard saiu em 2108, “Le livre d’image”, e para já não se sabem mais detalhes sobre estes novos trabalhos que foram anunciados no Festival de Kerala.