Lisboa conhece hoje o seu novo Mapa das Artes
Será lançada hoje a edição de 2019 do Mapa das Artes. Trata-se de um mapa de arte contemporânea da cidade de Lisboa, que contém 105 espaços expositivos, entre galerias, museus, fundações e outros espaços com programação regular de exposições de arte contemporânea.
O mapa tem vindo a ser editado anualmente, e acompanha o surgimento de novos espaços que vão surgindo pela cidade. Ao mesmo tempo que desempenha um papel de promoção e divulgação desta rede artística, o mapa constitui um interessante instrumento de análise dos fluxos nacionais e internacionais de que Lisboa é palco no campo da arte contemporânea.
A nova edição do mapa é gratuita e bilingue, e encontra-se distribuída por centenas de espaços na cidade de Lisboa, em suporte papel. A tiragem aumentou desde a última edição, devido à crescente procura do mesmo (por locais e turistas), sendo agora de 40.000 exemplares. Tem vindo a ser editado anualmente, acompanhando os novos espaços de arte contemporânea que vão surgindo na cidade.
A apresentação do Mapa das Artes 2019 acontecerá a partir das 18h30 de hoje (9 de Maio) no Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, e tem entrada livre. A versão digital está disponível online, e vai sendo actualizada ao longo de todo o ano. O mapa é promovido pela associação Isto não é um cachimbo (que também organiza anualmente, em Setembro, o Bairro das Artes), e tem o apoio da Fundação Millennium bcp.