Lorca: o mini-festival de teatro que vai acontecer na Figueira da Foz e em Penacova
A Andaluzia nas Beiras.
Nos dias 11 e 12 de Maio (Figueira da Foz) e 24 e 25 de Maio (Penacova) o Grupo de Teatro As Personagens e o Teatro Molinum apresentam um mini-festival dedicado à obra de Federico García Lorca com foco na trilogia rural do autor Andaluz. Esta trilogia caracteriza-se pela sua forte crítica a uma sociedade dominada por homens (no passado de Lorca e no nosso presente), assim como a repressão e opressão sentida na Espanha dos anos 30 do séc. XX que levou a uma sangrenta guerra civil. Quase um século depois, a Espanha continua dividida e as temáticas destas três obras continuam actuais, sendo a liberdade e o lugar da mulher discutidos mais do que nunca.
A ideia surgiu dos responsáveis dos dois projectos teatrais, Emanuel Rodrigues na Figueira da Foz com a peça “Bodas de Sangue” e Sandra Henriques em Penacova com peça “A Casa de Bernarda Alba” (que conta com a participação do coral Divo Canto), e tencionam dar a conhecer o trabalho desenvolvido nos dois municípios. Para completar a trilogia o público poderá assistir a uma leitura encenada conjunta da peça “Yerma”.
Os evento serão acolhidos pela Filarmónica Dez de Agosto na Figueira da Foz e pelo Auditório da Biblioteca Municipal de Penacova.