Luís Franco-Bastos revela novas datas do seu novo espetáculo “Diogo”

por Comunidade Cultura e Arte,    19 Setembro, 2022
Luís Franco-Bastos revela novas datas do seu novo espetáculo “Diogo”
DR
PUB

Depois de anunciar o seu mais recente espetáculo a solo, “Diogo”, dia 16 de dezembro, no Coliseu de Lisboa, Luís Franco-Bastos, avança agora mais 10 datas da digressão nacional que receberá este mesmo espetáculo, ainda este ano. Guimarães, Benavente, Peso da Régua, Funchal, Alcochete, Caldas da Rainha, Torres Vedras, Lisboa, Águeda e Porto, são os primeiros locais conhecidos. Mais datas serão reveladas brevemente.

Luís Franco-Bastos, um dos nomes incontornáveis do humor em Portugal regressa aos palcos, depois da bem-sucedida digressão “Consciente”, em 2019. No ano em que celebra 15 anos de carreira, o comediante revela-se agora de uma forma mais próxima. “Diogo” é um relato e uma desconstrução de experiências, de muitas memórias, questões íntimas e familiares. Ao invés de imitar ou falar dos outros, Luís Franco-Bastos vira o espectáculo para si próprio como nunca o fez. As histórias pessoais e familiares de “Diogo”, o nome pelo qual os pais de Luís “Diogo” Roda Madureira Franco-Bastos o tratavam na infância, com o intuito de o distinguir de Luís, seu pai, ou de Luís Miguel, seu irmão, tomam conta de toda a narrativa ao longo de mais de uma hora.

Referência no panorama nacional da comédia, Luís Franco-Bastos foi responsável por alguns dos mais importantes feitos da área nos últimos tempos, tendo sido o primeiro stand-up comedian a fazer standup na gala dos Globos de Ouro, em duas edições, e ter sido ainda o primeiro humorista em Portugal a ter um special distribuído por uma major label. Com três digressões a solo de stand-up realizadas, “Roubo de identidade”, “Voz da Razão” e “Consciente”, Luís Franco-Bastos já pisou alguns dos mais emblemáticos palcos nacionais.

De destacar que foi um dos elementos do grupo LX Comedy Club, juntamente com Salvador Martinha, Rui Sinel de Cordes e Ricardo Vilão, tendo este coletivo sido pioneiro a fazer uma tour de stand up comedy por todo País. Mais tarde surge o projeto digital em dupla com Pedro Teixeira da Mota, “Erro Crasso”, um programa em jeito talk show feito especialmente para o YouTube, que contava com um convidado diferente todos os episódios. O canal ultrapassou os 150 mil subscritores tendo muitos dos episódios ascendido a um milhão de visualizações.

Luís Franco-Bastos é ainda autor do conhecido podcast/áudio-série “O HOTEL”, que estreou recentemente a sua quarta temporada, já com dois episódios publicados. A famosa família da Marateca, dona de um hotel, tem em Luís Franco-Bastos a voz e a escrita de todas as personagens. O Grande Hotel da Marateca, o “maior” (e único) hotel na União das Freguesias, tem figurado no primeiro lugar do top dos podcasts portugueses desde a sua estreia e é uma audição obrigatória.

Em rádio, afirmou-se como autor e intérprete das rubricas “Outra Coisa” na Antena 3 e “Só Que Não” na Mega Hits, que foram o laboratório ideal para a dar asas à sua elasticidade vocal e criativa. Em 2020 integrou o painel do Café da Manhã na RFM, ao lado de  Pedro Fernandes, Mariana Alvim, Salvador Martinha e Duarte Pita Negrão, na qual apresentou a rubrica diária de sucesso, “Informação Privilegiada”.

Os bilhetes para as primeiras datas da digressão nacional de “Diogo” já se encontram disponíveis nos pontos de venda oficiais.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.