Luís Severo, Alabaster DePlume e Club Makumba actuam no Salão Brazil em Coimbra

por Comunidade Cultura e Arte,    2 Janeiro, 2024
Luís Severo, Alabaster DePlume e Club Makumba actuam no Salão Brazil em Coimbra
Fotografia de Catarina Branco
PUB

O Salão Brazil, sala de espectáculos de Coimbra, gerida desde 2012 pela associação sem fins lucrativos Jazz ao Centro Clube, apresenta a programação para o primeiro trimestre de 2024. 

Luís Severo está programado para uma apresentação no Salão Brazil, no dia 23 de Fevereiro para mostra o seu novo álbum “Cedo ou Tarde”, onde a sua música reconquista a companhia e o conforto da família e músicos próximos. Este álbum ganha força para encarar um mundo profundamente dividido entre extremos, refletindo sobre os tremores de um possível apocalipse.

Entrando em Março, Alabaster dePlume inaugura o mês no dia 1 com um concerto para apresentar seu novo disco “Come with Fierce Grace”, lançado pela International Anthem em setembro de 2023. No dia seguinte, os Club Makumba assumem o palco de Coimbra para apresentar ao vivo as onze faixas de seu álbum homónimo, ressoando hinos de luta e mudança com uma energia gloriosa e contagiante, capaz de exorcizar problemas e fantasmas sem a necessidade de palavras para transmitir sua poderosa mensagem.

O Salão Brazil, em Coimbra, é conhecido como um dos polo do jazz em Portugal, iniciando o mês de janeiro com Marcelo dos Reis “Flora” no 5 de Janeiro. O trio apresenta o novo álbum lançado em Outubro de 2023 pela JACC Records, a editora vinculada ao Jazz ao Centro Clube.

A 19 de janeiro sobe ao palco o trio Trilla/Edwards/Vicente e, no último fim de semana do mesmo mês, é a vez da apresentação do trio SUL (formado por Luís Figueiredo / Bernardo Moreira / Bernardo Couto) que lançou seu primeiro disco em novembro de 2022, pela JACC Records.

A 9 de fevereiro, Anna Lundqvist Lisboa Cinco sobe ao palco para apresentar “Sou Anna”. A vocalista e compositora de jazz sueca Anna Lundqvist apaixonou-se por Portugal durante umas curtas férias em 2008 e desde 2016 adaptou Lisboa, como a sua segunda casa. O passo seguinte foi formar uma banda composta por músicos lisboetas (o saxofonista Desidério Lázaro, o pianista Daniel Bernardes, o contrabaixista André Carvalho e o baterista Joel Silva), os Lisboa Cinco, que se formou pouco antes da pandemia de Covid-19 mas que se reuniu novamente em janeiro de 2022. 

No dia 23 de Março, o Salão Brazil recebe o quarteto lisboeta Apophenia, explorando um território comum entre os aspectos rítmicos do jazz contemporâneo, a abordagem harmónica e a liberdade da improvisação total.

Ao longo destes três meses, o Salão Brazil manterá a sua “tradição” quinzenal de JAM sessions, com um trio residente a aquecer o início de cada noite. Este palco pretende ser um ponto de encontro para amantes do jazz, aberto a todos que desejem participar, todas as quintas, a partir de 4 de janeiro de 2024.

O Salão Brazil não se limita ao jazz neste trimestre, apresentando uma variedade de destaques como Janeiro + Paulo Novaes (12 de janeiro), Tricycles (13 de janeiro), Zarco (2 de fevereiro), Cabrita com a apresentação de “Umbra” (3 de fevereiro), O Gajo + Ricardo Vignini (4 de fevereiro), Wakadelics (8 de Fevereiro), Leo Middea (22 de Fevereiro), Tracy Vandal + John Mercy (24 de fevereiro), Dela Marmy (9 de março) e Rodrigo Alarcon (22 de março).

Todos os bilhetes estão à venda na bilheteira online BOL e nas lojas da Baixa de Coimbra: Coolaboola Colab; Gang of Four e Lucky Lux. Na sala, é possível adquirir os bilhetes meia hora antes do início do respectivo espectáculo. 

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.