Mais de 900 atividades em 150 concelhos celebram o Património Cultural sob o signo da diversidade e inclusão

por Comunidade Cultura e Arte,    23 Setembro, 2021
Mais de 900 atividades em 150 concelhos celebram o Património Cultural sob o signo da diversidade e inclusão
PUB

Em 2021, as Jornadas Europeias do Património (JEP) envolvem 150 concelhos e um total de 900 iniciativas, na sua maioria gratuitas, que decorrem entre 24 de setembro e 3 de outubro. Património Inclusivo e Diversificado é o tema da presente edição,consagrando os valores da diversidade e da inclusão.

Depois de um ano marcado pela pandemia COVID-19, as JEP celebram também a reabertura de sítios históricos, criando oportunidades de reencontro e de partilha de experiências. Graças à criatividade e ao empenho dos organizadores, em 2021 realizam-se inúmeros eventos físicos socialmente distantes, ao lado de múltiplas iniciativas digitais que darão um impulso às histórias locais, permitindo-lhes ressoar a nível europeu e global.

Em sintonia com o espírito das JEP, o tema “Património Inclusivo e Diversificado” encoraja uma ampla participação de todos na cultura, enfatizando que a interação com indivíduos e comunidades de diferentes origens culturais enriquece as nossas vidas.

Iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, as JEP são o evento cultural mais amplamente celebrado e partilhado pelos cidadãos da Europa. 

Mais de 70 000 eventos são organizados todos os anos com o objetivo de sensibilizar para o património comum da Europa e para a necessidade da sua contínua proteção, através da criação de experiências que promovem a inclusão e fomentam a criatividade e a inovação.

A ideia base da iniciativa é promover o acesso ao património, convidando à participação ativa na descoberta de uma herança cultural comum, implicando o envolvimento dos cidadãos europeus com o património cultural. Os objetivos principais são reforçar os sentimentos de identidade cultural, de memória coletiva e de afirmação de um património comum cuja riqueza reside na sua diversidade.

As JEP representam, por isso, uma celebração da solidariedade internacional, do diálogo e da diversidade cultural. Cabe à Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) coordenar esta celebração em Portugal, convidando as entidades públicas, privadas, coletivas ou individuais a organizar iniciativas. 

Criar experiências partilhadas por meio da cultura e da expressão artística é uma ferramenta poderosa para fortalecer a coesão social. As JEP contribuem para construir pontes, ao celebrar a riqueza do património cultural europeu, valorizando o mosaico de culturas a partir do qual a Europa é construída. 

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.