Mao-mao. Valério Romão lança projecto de recitação de poesia escrita por trabalhadores fabris chineses

por Comunidade Cultura e Arte,    11 Dezembro, 2020
Mao-mao. Valério Romão lança projecto de recitação de poesia escrita por trabalhadores fabris chineses
DR
PUB

O vídeo de Filho já está disponível nas plataformas digitais (Youtube e Facebook). Filho é o tema de apresentação dos mao-mao, projecto spokenword de Valério Romão (voz), José Anjos (voz e guitarra) e Pedro Salazar (baixo). O projecto conta ainda com os convidados especiais Sandra Martins (arranjos de violoncelo), Paula Cortes (voz) e António Jorge Gonçalves (imagens).

Filho é um tema composto a partir de um poema de Chen Nianxi, trabalhador mineiro nascido em 1970 na província de Xianxim, China. O vídeo foi gravado ao vivo na Escolha de Mulheres – Oficina de Teatro, durante uma residência em agosto de 2020, e integra-se no concerto/espectáculo A lua só sabe fazer de lua, a ser apresentado no início de 2021. Este espectáculo é financiado pelo Ministério da Cultura no âmbito da Linha de Apoio de Emergência ao Sector das Artes, com o apoio e produção do Departamento Cultural da APIOT (Associação para a Igualdade de Oportunidades no Turismo).

Mao-mao é um projecto idealizado pelo escritor Valério Romão e pelo poeta José Anjos, em torno de poemas chineses antigos e contemporâneos escritos por trabalhadores fabris. O projecto nasce da necessidade de interpretação e criação a partir de uma perspectiva única da poesia chinesa, em especial da poesia contemporânea escrita por trabalhadores fabris chineses e recentemente publicada na antologia Iron Moon: An Anthology of Chinese Worker Poetry, traduzida por Eleanor Goodman. As circunstâncias que rodeiam e inspiram a escrita destes poemas são tão únicas quanto terríveis e podem resumir-se a uma ideia que atravessa todos os temas e poemas deste projecto (ele próprio consolidado durante e em virtude do confinamento): aquilo que nos esmaga é também o que nos liberta.

PUB

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados