Maria de Medeiros é a homenageada da 9ª edição do YMOTION – Festival de Cinema Jovem de Famalicão

por Comunidade Cultura e Arte,    25 Setembro, 2023
Maria de Medeiros é a homenageada da 9ª edição do YMOTION – Festival de Cinema Jovem de Famalicão
Maria de Medeiros / DR
PUB

A atriz portuguesa Maria de Medeiros é a grande homenageada da 9ª edição do YMOTION – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, que se realiza de 29 de novembro a 2 de dezembro de 2023.

“Há ícones e ícones. Maria de Medeiros é um dos nossos maiores. Uma atriz que também é um símbolo de resistência e de ativismo. Foi escolhida este ano para um reconhecimento mais  do que justo, diria mesmo obrigatório, sobretudo como fonte de inspiração para todos jovens que um dia sonhem em realizar ou protagonizar um filme. A Maria de Medeiros hoje é a mesma Maria de Medeiros de ontem dos tempos de Tarantino. Porque os maiores atores não têm idade. O seu sorriso no grande ecrã é património nosso!”, justifica Rui Pedro Tendinha, o comissário do festival.

Começou a sua carreira como atriz no teatro, mas foi o cinema que lhe deu maior notoriedade. Com 17 anos, estreou-se no grande ecrã com Silvestre, de João César Monteiro (1982) e mais tarde começa a trabalhar com grande realizadores de Hollywood. Em 1990 entrou em Henry e June de Philip Kaufman, ao lado de Fred Ward e Uma Thurma e em 1994 integra o elenco do filme-fenómeno Pulp Fiction, de Quentin Tarantino (1994). Maria de Medeiros tornou-se a mais internacional das atrizes portuguesas mas continuou sempre a colaborar com os cineastas portugueses, nomeadamente na A Divina Comédia, de Manoel de Oliveira (1991), Três Irmãos, de Teresa Villaverde (1994), o que lhe valeu os prémios de Melhor Atriz no Festival de Veneza e no Festival de Cancun ou Adão e Eva, de Joaquim Leitão (1995), com o qual recebeu o Globo de Ouro como Melhor Atriz.

Além de atriz, Maria de Medeiros trabalha como realizadora. A ela devemos o filme “Capitães de Abril” (2000), uma homenagem a Salgueiro Maia e a todos os jovens soldados que fizeram parte do golpe de estado militar que ocorreu em Portugal no dia 25 de Abril de 1974. Maria de Medeiros realizou ao todo seis longas-metragens, sendo “Aos Nossos Filhos” (2019), protagonizado pela atriz brasileira Marieta Severo, a sua mais recente obra.

A homenagem a Maria de Medeiros é um dos pontos altos da sessão de encerramento do YMOTION 2023, que se realiza no dia 2 de dezembro. A 9ª edição do Festival de Cinema Jovem tem lugar na Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão, e na Fundação Castro Alves, em Bairro.

Neste momento estão a decorrer as inscrições de curtas-metragens produzidas por jovens dos 12 aos 35 anos, a nível nacional, numa open call aberta até ao dia 13 de outubro.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.