Milhanas assinala Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres com vídeo de “Roubar Um Corpo”

por Comunidade Cultura e Arte,    28 Novembro, 2023
Milhanas assinala Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres com vídeo de “Roubar Um Corpo”
DR
PUB

A propósito do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, Milhanas divulgou o videoclipe de “Roubar Um Corpo”. A canção que faz parte do aclamado álbum “De Sombra a Sombra” retrata a dor e as lágrimas das mulheres que sofrem ou sofreram abuso e violência. 

“‘Roubar Um Corpo’ é um grito por todas as mulheres que já sofreram algum tipo de violência nas mãos de um homem, relançada em forma de abraço a todas elas.”, assume Milhanas em comunicado.

O videoclipe tem assinatura do multipremiado realizador Pedro Varela, responsável pelas séries “Os Filhos do Rock e Esperança” e também por “A Canção de Lisboa”, filme mais visto de 2016 em Portugal. A produção é da Blanche Filmes.

Acho que encontrei a metáfora de ‘Roubar Um Corpo’ nesta ideia de ficar entre a vida e a morte. As mulheres que sofrem violência são deixadas depois em lugares escuros e de silêncio e é um pouco o que este rio representa. A própria Milhanas no filme vive entre o negro e o branco, o escuro e o claro. O filme a preto e branco vem daí, das duas representações dela mesma. Relata também esse lugar onde as pessoas são deixadas sem cor, onde tudo perde a vida, a saturação… sobra apenas o positivo e negativo, o preto e branco.“, refere Pedro Varela.

A Milhanas, é uma voz única única, seja a interpretar ou a escrever, e a sua entrega em palco ou frente às câmaras deixa-me sempre sem palavras, sem chão. E aqui neste nosso filme ela encarna profundamente o sofrimento das mulheres de quem fala, é um desempenho incrível e inesquecivel. Queríamos um filme duro, porque não há como falar sobre este tema de outra forma, as coisas duras vincam-se com maior facilidade na nossa memória. Por isso este filme tinha de ser assim, como uma cicatriz… que nos fica de algo que a gente não esquece.“, assume ainda o realizador.

Milhanas atuou este sábado na Gala GQ MOTY Awards, evento que premeia figuras pelo seu trabalho em áreas tão diversas como arte, ciência e direitos humanos. A participação no certame acontece no mesmo ano em que foi nomeada para Artista Revelação nos Prémios Play e para os Globos de Ouro nas categorias Prémio Revelação e Melhor Música, com “Mais Que Ao Sol”.

A artista de 22 anos editou este ano o já referido primeiro álbum “De Sombra a Sombra”, de onde saíram os singles “Eu de Prosa”, “Mundo”, “Lamentos” e também “Mais Que Ao Sol”. Recentemente, divulgou vídeos de versões acústicas de alguns dos temas que compõem o disco em dueto com AGIR, António Zambujo, Luísa Sobral, Ricardo Ribeiro e Salvador Sobral.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.