“Mulher, Posso e Mando”. Maria Caetano Vilalobos lança livro e dá espetáculo com convidados especiais em Benfica

por Comunidade Cultura e Arte,    26 Abril, 2024
“Mulher, Posso e Mando”. Maria Caetano Vilalobos lança livro e dá espetáculo com convidados especiais em Benfica
Maria Caetano Vilalobos / DR
PUB

O espetáculo e lançamento do livro de Maria Caetano Vilalobos para o público terá lugar no próximo dia 10 de maio no Auditório Carlos Paredes, em Benfica, às 21:30h. O evento, organizado pela Junta de Freguesia de Benfica e pela associação Com Calma – Associação Cultural, contará também com a presença de Inês Rola, Jacaréu, Miguel de Luna, Mista Sanches e outros convidados especiais. 

Contando com a colaboração de Rita Belicha, intérprete de Língua Gestual Portuguesa, este espetáculo único “Mulher, Posso e Mando” integrará vários dos textos agora reunidos no livro homónimo com edição da Editora Urutau, uma editora independente com distribuição em Portugal, no Brasil e na Galiza e que publicou autoras como Gisela Casimiro, Marina Campanatti, Julia Peccini e Maria Giulia Pinheiro.

Capa do livro

No prefácio ao livro de Maria Caetano Vilalobos, Maria Giulia Pinheiro – poeta, dramaturga e performer – destaca que o mesmo “Deve ser dito em voz alta. Como quem encontra uma fresta e quer adentrar. Maria tem o cheiro do novo em seus versos e inaugura um momento na palavra falada portuguesa”.   

Maria Caetano Vilalobos é licenciada em Teatro e mestre em Interpretação e Direção Artística. Criadora de espetáculos como “!REGRA GERAL” e “Nu Geral” é bicampeã Slam Poetry Amadora e bicampeã Slam Trafaria e foi três vezes finalista nacional. Foi finalista do concurso internacional Martelive Europe, da Mostra Nacional de Jovens Criadores, participante do programa Got Talent Portugal e recém vencedora do concurso Cantar Abril na categoria ‘Declamar Abril’.

Maria Caetano Vilalobos / Fotografia de André Ferreiro

Uma obra que celebra o poder e a resiliência das mulheres, “Mulher, Posso e Mando” é um projeto artístico multidisciplinar de spoken word (palavra falada) que mistura poesia, performance e diferentes estilos musicais e promete inspirar o público presente. Em suma, nas palavras da autora: “Uma performance-manifesto que, integrando os direitos humanos e a igualdade de género nos vários planos, apela à consciência face à violência vivida por muitas mulheres. Procura assim amplificar a voz das mulheres e é uma oportunidade para promover reflexões sobre questões de género, empoderamento feminino e igualdade”.

Em breve abrirá a bilheteira online onde poderá adquirir o seu bilhete e, até lá, se quiser garantir o seu lugar poderá reservar através do email mulherpossoemando@gmail.com . 

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.