No Dia da Liberdade, o Município de Ílhavo lança o “Coro da Madrugada” para homenagear José Afonso

por Conteúdo Patrocinado,    20 Abril, 2023
No Dia da Liberdade, o Município de Ílhavo lança o “Coro da Madrugada” para homenagear José Afonso
“Os Cadáveres São Bons para Esconder Minas” / Fotografia de Carlos Gomes
PUB

Para assinalar o 25 de Abril, o Município de Ílhavo promove dois eventos que celebram a Liberdade: a criação do “Coro da Madrugada” que homenageia José Afonso (1929 – 1987) e uma peça de teatro que reflete sobre as repercussões do colonialismo.

No dia 25 de abril, às 15h, a Casa da Cultura de Ílhavo é o palco do lançamento da Oficina de Canto Tradicional “Coro da Madrugada”, que irá reunir a comunidade. Todos os munícipes, com idade superior a 8 anos, podem participar nesta iniciativa centrada no cancioneiro do poeta e compositor José Afonso. A direção é do pianista e compositor Pedro Almeida e a regência é da maestrina e investigadora Aoife Hiney. 

A partir do próximo mês, o “Coro da Madrugada” irá encontra-se regularmente para construir o espetáculo do 94º aniversário do nascimento de José Afonso.

Coro da Madrugada / DR

A entrada é gratuita e a inscrição pode ser realizada através do endereço de correio eletrónico: mediacao.23milhas@cm-ilhavo.pt ou nas bilheteiras da Casa da Cultura de Ílhavo e Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.

Nos dias 24 e 25 de abril, a companhia teatral Teatrão apresenta na Casa da Cultura de Ílhavo “Os Cadáveres São Bons para Esconder Minas”, inserido no ciclo “A Guerra é a Guerra”. O espetáculo, desenvolvido com o Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, reflete sobre a Guerra Colonial.

A partir do lado documental e testemunhal da guerra, a criação do Teatrão explora a noção de trauma, os acontecimentos e as palavras associados a este momento da história portuguesa.

As sessões “Os Cadáveres São Bons para Esconder Minas” acontecem às 21h30 (24 de abril) e às 16h30 (25 de abril), na Casa da Cultura de Ílhavo. Os bilhetes custam 10 euros e estão disponíveis nas bilheteiras da Casa da Cultura de Ílhavo, da Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e online na BOL, em ilhavo.bol.pt.

Estes eventos integram a programação do 23 milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo.

As comemorações do Dia da Liberdade terminam com a Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal Evocativa do 49º aniversário do 25 de Abril de 1974, às 17h, no Salão Nobre dos Paços do Município.

Conteúdo patrocinado por 23 Milhas.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.