Nova edição do Festival de Sintra terá concertos, cinema, dança, caminhadas e palestras em 16 locais do concelho

por Comunidade Cultura e Arte,    15 Março, 2023
Nova edição do Festival de Sintra terá concertos, cinema, dança, caminhadas e palestras em 16 locais do concelho
DR
PUB

A Câmara Municipal de Sintra apresentou, esta manhã, no Palácio de Seteais, o novo formato e imagem do Festival de Sintra que passa a contar com a direção artística de Martim Sousa Tavares.

A apresentação das muitas novidades da 57.ª edição do Festival de Sintra ficou a cargo de Martim Sousa Tavares, que revelou os principais destaques da programação e o que caracteriza esta sua 57ª edição.

O momento contou com uma breve atuação do violinista André Gaio Pereira, ilustrando uma das novidades no programa.

Para o Presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, “este festival cheio de tradição representa Sintra e o seu património, é um festival de grande tradição e qualidade reconhecido nacional e internacionalmente. A imagem da qualidade é a mesma de hoje, é uma qualidade reforçada e inovadora que traz novos públicos e novos formatos com uma riqueza enorme.

É um dia muito importante para a cultura em Sintra e estou convicto que este festival vai ser um retumbante êxito, e tenho a certeza de que o Martim Sousa Tavares vai fazer desta edição um grande festival”, sublinhou o autarca.

Martim Sousa Tavares sublinha que “esta é uma edição em grande expansão, que prevê mais de cinquenta artistas distribuídos por mais de trinta eventos, com grande aposta no talento emergente e em formatos novos de programação“.

O maestro destaca que “a partir deste ano, o público poderá contar com uma maior irreverência e originalidade, com uma oferta que vai de caminhadas-concerto na natureza, uma delas ao nascer do sol no dia de solstício de verão, a um duelo de pianistas, formato que era imensamente popular no século XIX e que aqui recuperamos, colocando frente-a-frente os virtuosos Raul da Costa e Vasco Dantas Rocha. Também iremos pela noite adentro com concertos crossover que não serão tão clássicos e onde teremos Angélica Salvi, Filho da Mãe, Tiago Sousa, entre outros. Para quem ainda não sabe que gosta de música clássica, oferecemos um ciclo de cinema com sete sessões que antecedem concertos específicos, convocando um diálogo entre a sétima arte e a música clássica.

A aposta do Festival de Sintra em músicos estrangeiros mantém-se, focando-se agora em artistas em afirmação no plano internacional e marcando a estreia em Portugal de nomes como Kristine Balanas, Alois Mühlbacher, Jonatan Alvarado, a Orchestra Canova ou o Quarteto Accord. Ao mesmo tempo, é significativo o espaço dado a artistas nacionais, convocando nomes como Os Músicos do Tejo, Cupertinos, Ensemble Bonne Corde, Real Câmara, João Barradas, António Rosado, Coro Ricercare, Raquel Camarinha ou Joana Gama.

Um dos pontos cruciais nesta nova edição do Festival de Sintra é a renovação de públicos. Nesse sentido, o Festival propõe não só artistas e horários mais propícios a um público mais jovem, mas também oferece um bilhete gratuito para um concerto à escolha no Centro Cultural Olga Cadaval a todos os residentes no Concelho de Sintra que tenham até 18 anos de idade.

O Festival de Sintra acontece de 15 a 25 de junho de 2023 e, para além de concertos em lugares únicos, a programação oferece sessões de cinema, dança, espetáculos para famílias e infância, palestras, workshops e outros formatos.

O Festival de Sintra é uma organização da Câmara Municipal de Sintra e acontece em 16 locais do concelho.

Consulte o programa em Festival de Sintra.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados