O prémio de cinema europeu que pode ser votado por todos

por J.B. Martins,    26 Abril, 2024
O prémio de cinema europeu que pode ser votado por todos
O LUX Prémio do Público é entregue todos os anos pelo Parlamento Europeu
PUB

Entre Óscares, Golden Globes, Palmas de Ouro ou Ursos de Ouro, muitos são os prémios que se dedicam a premiar o melhor que a sétima arte tem para oferecer. No entanto, poucos são aqueles que dão ao público algum poder na escolha dos vencedores, remetendo a decisão final exclusivamente para as mãos de especialistas e académicos.

No passado dia 16 de abril, no Parlamento Europeu em Bruxelas, foi entregue um dos poucos prémios de cinema mundiais em que os cidadãos são chamados a contribuir com o seu voto. 

Neste vídeo pode ficar a conhecê-lo melhor:

O Lux Prémio do Público é um prémio exclusivamente dedicado ao cinema europeu que tem a particularidade de poder ser escolhido parcialmente pelo público através de uma votação online.

Apesar de, provavelmente, ser a primeira vez que estão a ouvir falar dele, este prémio é organizado todos os anos pelo Parlamento Europeu e pela Academia de Cinema Europeu, e resultou de uma fusão entre o Prémio Lux, criado pelo Parlamento Europeu em 2007 e o People’s Choice Award da Academia de Cinema Europeu, que foi atribuído pela primeira vez em 1997.

Os filmes nomeados abordam os valores que representam a União Europeia, com foco em algumas das principais questões sociais e políticas da atualidade, como saúde mental, pobreza, liberdade de expressão, igualdade de género ou direitos LGBTQI+.

O vencedor é escolhido tendo em consideração a votação do público e de especialistas selecionados pelos membros do Parlamento Europeu, com cada lado a valer 50%, como acontece no Festival da Eurovisão.

Os nomeados da edição de 2024 foram apresentados durante o Festival de Veneza, em setembro de 2023, e estiveram em votação até poucos dias antes da entrega do Prémio.

Os nomeados em 2024 foram: 

“20.000 Espécies de Abelhas”, a representar a Espanha;

“Folhas Caídas”, da Finlândia;

“Sur l’Adamant”, uma produção franco japonesa;

“A Irmandade da Sauna”, produzido pela Estónia, França e Islândia;

“A Sala dos Professores”, a representar a Alemanha, e que acabou por ser o grande vencedor da noite de 16 de abril.

O prémio pretende dar visibilidade aos filmes nomeados e ajudá-los a chegar ao maior número possível de pessoas e para isso, durante o período de competição, o Parlamento Europeu organizou centenas de exibições gratuitas dos filmes nomeados nos 27 Estados-Membros, devidamente legendados nas 24 línguas oficiais da União Europeia. Cá em Portugal tivemos ciclos no Porto, no Cinema Trindade, em Lisboa, na Cinemateca Portuguesa, e em Coimbra, na Casa do Cinema de Coimbra.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.