O WOOL | Covilhã Arte Urbana regressa em Junho. A cidade serrana volta a unir-se em torno do primeiro festival de expressões artísticas urbanas em Portugal

por Comunidade Cultura e Arte,    20 Março, 2024
O WOOL | Covilhã Arte Urbana regressa em Junho. A cidade serrana volta a unir-se em torno do primeiro festival de expressões artísticas urbanas em Portugal
“Contemplando” de Taxis (GR)
PUB

WOOL | Covilhã Arte Urbana está de regresso. De 6 a 16 de junho, a cidade serrana volta a unir-se em torno do primeiro festival de expressões artísticas urbanas em Portugal e que conta já com mais de uma década de trabalho. Em 2024, o WOOL chega à décima primeira edição, que será também a sua maior edição de sempre. 

A descentralização cultural, inclusão e coesão social e territorial através da arte pública e contemporânea continua a ser a missão do WOOL que agora assume, de forma mais efetiva, o desejo de crescer. Mantendo os seus eixos fundamentais programáticos, o festival decidiu aumentar de quatro para seis artistas (2 portugueses e 4 estrangeiros, com destaque para Isaac Cordal, artista espanhol consagrado mundialmente) que vão intervir na Covilhã e contribuir para o já consagrado Roteiro de Arte Urbana WOOL — parte muito significativa da paisagem e do imaginário da Covilhã construída ao longo destas dez edições de festival. 

“Fio Condutor” de Regg Salgado (PT)

Mas não se fica por aqui. Há muita música, acções de formação e capacitação, tecnologia, circo contemporâneo, há o investimento na acessibilidade no âmbito do WOOL — projecto que decorre desde 2023 e que capacita o Roteiro WOOL de um conjunto de recursos para pessoas com deficiência e surdas — e há ainda um novo eixo de programação dedicada exclusivamente ao pensamento. 

As WOOL Talks assumem-se como uma conferência internacional que se assume como um dos grandes destaques de 2024. Decorre no dia 14 de Junho e surge como resposta ao desejo de trazer até ao contexto singular do WOOL e da Covilhã, um espaço de reflexão e debate sobre o sector, semelhante a outros em que a equipa WOOL participou ao longo dos anos. Numa mistura de palestras e conversas, as WOOLTalks serão palco de partilha entre inúmeros agentes deste meio, como é o caso de SusanHansen (investigadora, em representação do NuartFestival, o mais antigo festival de arte urbana do mundo) ou MarinaBortoluzzi (investigadora e co-fundadora da plataforma colaborativa e de aprendizagem WOW | Women On Walls).

Em breve, serão revelados mais detalhes da programação desta edição reforçada do WOOL | Covilhã Arte Urbana

A edição 2024 do WOOL | Covilhã Arte Urbana conta com o apoio do Turismo de Portugal – incentivo Portugal Events (cofinanciamento), da Câmara Municipal da Covilhã (cofinanciamento), do BPI | Fundação “la Caixa” (Mecenas) e de um conjunto de outras empresas nacionais e locais.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.