Orquestra de Câmara de Viena no Festival de Música dos Capuchos em Almada

por Conteúdo Patrocinado,    25 Maio, 2022
Orquestra de Câmara de Viena no Festival de Música dos Capuchos em Almada
PUB

Na sua segunda edição, após uma paragem de 20 anos, o Festival de Música dos Capuchos (FMC) traz a Almada músicos de referência mundial e organiza um ciclo e conversas moderadas por Carlos Vaz Marques, com convidados imperdíveis.

De 16 de junho a 10 de julho, o Convento dos Capuchos e o auditório da Nova FCT voltam a ser o centro do mundo da música. E este será um ano com programação muito especial, com a Orquestra de Câmara de Viena, uma referência mundial neste género, e com a presença de músicos consagrados, como o cravista Pierre Hantaï, o pianista Konstantin Lifschitz, o bandoneonista argentino Héctor Del Curto ou o violetista Gérard Caussé, que regressa aos Capuchos mais de 30 anos depois.

Na programação destacam-se ainda os nomes de alguns dos jovens músicos mais requisitados da atualidade, vencedores dos principais concursos mundiais. É o caso da violinista ucraniana Diana Tishchenko — Grand Prix Jacques Thibaud no lendário Concurso Internacional Long-Thibaud-Crespin de Paris (2018) —, da pianista russa Anna Tsybuleva – Primeiro Prémio do Concurso Internacional de Piano de Leeds (2015) —, e do violoncelista e maestro francês Victor Julien-Laferrière, vencedor do Concurso Rainha Elisabeth de Bruxelas em 2017, naquela que foi a primeira edição da História dedicada ao violoncelo.

A nível nacional, realce para a Orquestra Gulbenkian, o DSCH – Schostakovich Ensemble, o Sete Lágrimas e o grupo de música tradicional mirandesa Galandum Galundaina, que apresentará um concerto dedicado à música de Terras de

Miranda/Nordeste Transmontano. O FMC abre o palco a outros géneros musicais, como o tango, com um concerto focado na obra de Astor Piazzolla.

António Wagner Diniz, co-fundador do Festival dos Capuchos em 1980, em parceria com José Adelino Tacanho, será alvo de uma homenagem e de um concerto “Carta Branca” com a participação de jovens cantores.

O ciclo de Conversas dos Capuchos é, em 2022, dedicado a três importantes efemérides literárias deste ano: os 450 anos da publicação de Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões e os centenários do nascimento de Agustina Bessa-Luís e da morte de Marcel Proust.

As Conversas serão moderadas por Carlos Vaz Marques e terão como convidados Manuel Alegre, Lia Gama, António Mega Ferreira, Jorge Vaz de Carvalho, Mónica Baldaque e Hélia Correia.

Uma programação ímpar, que promete resgatar para o Festival de Música dos Capuchos o título de evento cultural de referência.

O programa detalhado do Festival pode ser consultado aqui.

Moradas dos concertos:
Convento dos Capuchos
Rua Lourenço Pires de Távora, 14, Caparica 
Auditório da NOVA FCT
Faculdade de Ciências e Tecnologia Campus da Caparica

Conteúdo patrocinado por Município de Almada.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.