“Periférico”. Exposição FOmE em Campo de Ourique

por Comunidade Cultura e Arte,    11 Outubro, 2021
“Periférico”. Exposição FOmE em Campo de Ourique
PUB

As periferias são limbos que motivam movimentos pendulares entre a centralidade e o seu perímetro. São o supérfluo mas não o descartável. Não estão no centro mas estão perto dele.

A exposição “Periférico” debruça-se sobre este conceito através do trabalho de sete artistas — o número perfeito relacionado, simbolicamente, com a renovação e conclusão cíclica.

“Assumimos a polissemia deste título que se insere na linha programática da FOmE pela reflexão sobre o conceito de periferia dos pontos de vista geográfico, temático e humano.”, pode ler-se num comunicado enviado para a nossa redacção, onde é dito ainda “Abraçamos, inclusivamente, a vertente da periferia como um limbo entre a proximidade e a distância que entendemos como uma vantagem e caminho conceptual para o desenvolvimento desta curadoria.”, acrescentam os responsáveis da exposição.

Esta é uma exposição que junta artistas que se movem num meio periférico em termos geográficos mas também no meio artístico pela não institucionalização do seu trabalho. A representação da figura humana está em destaque nesta exposição e é abordada em vários planos, suportes e matérias que vão deste a madeira à serigrafia.

“Periférico” é uma exposição coletiva de sete artistas FOmE: Fidel Évora, João Fortuna, Jorge Charrua, Ôje, Patrícia Mariano, Rita Melo e Sérgio Bráz d’Almeida.

O número de artistas convocados, o sete, simboliza a reflexão sobre a programação passada da FOmE que se autorregenera, integra e renova a cada número da revista que neste momento vai na sua sétima edição.

Exposição Periférico

Inauguração dia 21 de outubro às 19h
Exposição Patente 21 de Outubro a 6 de Novembro de 2021
Fidel Évora, João Fortuna, Jorge Charrua, Ôje, Patrícia Mariano, Rita Melo e Sérgio Bráz d´Almeida
Espaço Óriq: R. Pereira e Sousa 13A, 1350-243 Lisboa
Programação e Produção FOmE
Uma parceria com Óriq, coletivo artístico

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.