Piruka, Holly Hood, Dealema, Mundo Segundo, Kappa Jotta e Valas festejam o Hip Hop a Norte
O aniversário da Rádio Nova Era celebra-se ao som dos beats do melhor Hip Hop Nacional. Dia 26 de outubro, na Exponor, em Matosinhos, vão juntar-se alguns dos maiores talentos da música urbana feita no nosso país. Não serão apenas nomes consagrados, há também espaço para novos talentos que têm um futuro auspicioso na música.
Dia 26 de outubro na Exponor, Há Hip Hop a Norte, com a Rádio Nova Era.
O rapper Piruka soma já mais de 200 milhões de visualizações no YouTube, com os seus vídeos a serem dos mais visualizados entre os de artistas nacionais. Exemplo disso é um dos mais recentes videoclips de Piruka, “Impossíveis”, que já ultrapassou 5 milhões de views. Este foi um dos dois singles lançados por Piruka em 2019, a par de “Até Já”. O seu álbum de estreia “AClara”, apresentado pelo single “Ca Bu Fla Ma Nau (feat. Mota Jr)” foi lançado em 2017. Piruka conta com mais de 82 mil seguidores no Facebook, 1377mil no twitter, 419 mil no instagram e mais de 574 mil subscritores no youtube.
O interesse de Holly Hood pelo hip hop acompanha-o desde sempre. Tinha 11 anos quando começou a fazer as suas primeiras rimas. Em 2016, Holly Hood avançou com o seu primeiro tema a solo, “Qualquer Boda”. Seguiram-se “Cobras e Ratazanas” e “Fácil” — os maiores sucessos de “O Dread Que Matou Golias”, a primeira parte do seu álbum, que é uma trilogia. Holly Hood iniciou a partir daí um percurso que o levou a vários palcos memoráveis, como o MEO Sudoeste e, em 2018 e 2019, o Sumol Summer Fest. Da segunda parte do seu disco, “Sangue Ruim”, destacaram-se os singles “Ignorante”, “Cala a Boca” e “Miúda” que é uma heart break song e cujo vídeo já ultrapassou 7 milhões de visualizações.
Mundo Segundo é um dos nomes mais respeitados do hip hop nacional, tendo já completado duas décadas de carreira, a solo e com projetos coletivos, como os Dealema e a dupla com Sam The Kid. Mundo Segundo tem sido presença constante nos eventos da Rádio Nova Era, onde é difundido semanalmente o seu radio show “Skills”, com o melhor do hip hop nacional e internacional e que em 2019 celebrou o 3º aniversário.
DJ Guze, Expeão, Fuse, Maze e Mundo formam os Dealema, um dos mais antigos grupos de hip hop português, que mantém a sua formação original. Foi em 1996 que surgiram os Dealema, reunindo elementos do Porto e Gaia. Desde então, o grupo consolidou uma base numerosa e fiel de fãs, não apenas em Portugal, mas em outros países de língua oficial portuguesa. Ao longo da sua carreira, os Dealema lançaram 6 álbuns, começando com “Expresso no Submundo”, lançado em 1996, e culminando no “Alvorada da Alma”, de 2013. Em 2016, assinalaram 20 anos de carreira. Em 2019, os Dealema apresentaram-se ao vivo num novo formato, com a Pérola Negra Band. Para já, na calha está a reedição do álbum “Dealema”, de 2003.
Em 2019, DOMI lançou o novo single, “Gato Por Lebre”, produzido pelo habitual colaborador Charlie Beats e apresentado com um vídeo realizado por Thomas Zimmermann. Este lançamento sucedeu a “3ª Maior”, o EP de estreia lançado pelo rapper algarvio em Novembro de 2018, com produção de Charlie Beats e Andrezo e incluiu os quatro singles que DOMI lançou pela Universal Music Portugal — “Pensamento Leve”, “Não Esqueço”, “Voltar” (com Jimmy P) e “Rosas” (com Murta).
Kappa Jotta, começou a sua caminhada no hip hop em meados de 2004/2005, com apenas 14 anos. Foi um dos que, juntamente com Mnémiko e Arma Vokal, formou o grupo da Linha de Cascais, “Guerrilha Urbana”, que surgiu em 2006/2007. A sua primeira mixtape a solo chegou em 2010, intitulada “Violência Musical”. Em 2013, foi lançado o EP “Joker”, que reuniu Kappa Jotta, Lhast, Khapo e DJ Big, e que teve grande sucesso. Kappa ganhou o prémio de “Artista Revelação 2014” atribuído pelo HipHopWeb. O seu primeiro álbum, “Vírus”, chegou em 2015 e contou com as participações de Carolina Deslandes, Bispo, Lhast, Jackpot BCV, João Tamura, Khapo, DG Big e Charlie Beats, entre outros. 2017 foi o ano do segundo álbum de Kappa Jotta, intitulado “Ligação”. No final de 2018, o rapper lançou o seu novo single “Tribo”. “Levels” é o seu single mais recente, com videoclipe assinado pelo próprio Kappa Jotta e John Doe. Sucede ao single “Off Set”, também lançado em 2019, ambos com produção de Lazuli.
Harold está a dar cartas na sua carreira a solo, que avança a par do seu percurso no coletivo GROGNation. Depois dos singles “Torre Eiffel” e “Do fim”, saiu agora “Sem Horário”, o primeiro single de Harold com a chancela da Universal Music Portugal. Conta com a participação do rapper Vado Mas Ki Às e produção de El Conductor, Wonder Beatz e FRXH.
Johnny Valas protagonizou um dos grandes sucessos do hip hop nacional dos últimos anos, com o single “As Coisas (Prod. Lhast)” que foi o 1º single do álbum “Check In”, lançado em 2018. Este álbum revelou também o single “Estradas No Céu” com a participação de Raquel Tavares, que leva já mais de 5 milhões de visualizações no VEVO e fez parte da banda sonora da novela “Alma e Coração”. No verão de 2019, o rapper alentejano regressou às edições com o single “Kilimanjaro”
O rapper e produtor português X-Tense deu que falar em 2016 com o lançamento de “A Fórmula”, mas o seu percurso no hip hop começou muito antes, no final dos anos 90, com o lançamento de “Entre (Tanto)” de Sam the Kid e “Manda Chuva” de Boss AC. Em 2018, lançou o seu 1º álbum a solo, “Rosa Dragão“, que contou com a participação de SP deVille, Sacik Brow, Double Trouble, I.Van e Lalas. Em 2019, X-Tense lançou-se num novo desafio: a web-série PABLO, da qual já saíram os singles “Así” e “Bolero”. Depois da sua estreia no festival MEO Sudoeste no dia 8 de agosto de 2019, X-Tense está a caminho da Exponor, para o “Há Hip Hop a Norte”, na Exponor, a 26 de outubro.
Cálculo é um rapper e produtor de Barcelos, cuja sonoridade se inspira no hip hop norte-americano dos anos 90 e no funky groove da música negra dos anos 70. Desde 2010, já arrecadou vários prémios no mundo da música, tendo mesmo ficado em 1º lugar no Urban Beat Battle (2010) e Rimas e Batidas Beat Challenge (2016). Em 2015, lançou o seu primeiro álbum “A Zul”, incluindo 12 faixas originais produzidas pelo próprio. Este projeto contou com a participação de Simple em várias faixas. Em 2018, Cálculo lançou o álbum “Tourquesa” que conta com várias participações, como Ace, Cuss, Harold e Macaia. O seu single mais recente intitula-se “Caixinha” e sucede ao tema “JonSnow”, ambos lançados em 2019. O videoclip do novo single tem assinatura de Bad Mike. Um dos momentos altos do verão de 2019 para Cálculo foi o concerto no Sumol Summer Fest.
Lójico é João Correia, rapper de Gaia que fez as suas primeiras gravações no mundo do hip hop em 2015. A sua primeira mixtape surgiu em 2016, intitulada “Lojicamente”. Em 2018 lançou o EP de estreia “Amor & Arte”, incluindo 7 faixas e contando com as participações de Holly, Sien, João Tamura, Kap e Lazuli. Em 2019, Lójico lançou os singles ”Canela (Prod. Sien47)” e “1 minuto”.
Também conhecido como Big Porte ou Sonny Porte, é um rapper do Porto. Em 2009, com o single “Vem comigo “, foi o primeiro artista independente a solo a conseguir alcançar o 13º Lugar da HitList Portugal da MTV. Este single conta também com a participação de Ace dos Mind da Gap. 2010 foi o ano de reencontro com “Gatos do Beco”, um grupo que fez parte do início da sua carreira. Esta colaboração resultou no LP “O Seu a Seu Dono”. “OG”, com a participação especial de Mundo Segundo, é o mais recente single retirado do álbum de estreia Falsa Fama, que deverá sair no início de 2020. Este single sucede aos temas “Pulso (feat. Mantorras)” e “Franco (feat. Macaia)”, lançados em 2018.
Os bilhetes já estão à venda nos locais habituais e custam 12 euros (aqui)