Red Bull FrancaMente está de volta e as inscrições já abriram

por Comunidade Cultura e Arte,    28 Julho, 2022
Red Bull FrancaMente está de volta e as inscrições já abriram
Red Bull FrancaMente / DR
PUB

Regula, Gson, Mundo Segundo, Perigo Público e Eva Rap Diva são alguns dos jurados responsáveis por nomear o novo talento emergente do Rap em Portugal.

Acompanhando a tendência global, o fenómeno do Rap continua em franco crescimento em Portugal. Depois do sucesso da estreia no ano passado, o Red Bull FrancaMente está de volta e pretende afirmar-se cada vez mais como a plataforma aglutinadora dos novos talentos. Na primeira triagem, os candidatos devem mostrar o seu melhor improviso através de uma app interativa. 

Em países como os Estados Unidos, México e Brasil, as batalhas de Rap de improviso mobilizam milhões de fãs e são há muito um palco incontornável no panorama cultural do continente americano. Portugal está ainda a arrancar, mas o potencial é imenso — foi isso mesmo que se verificou no ano passado com a primeira edição do Red Bull FrancaMente. 

Red Bull FrancaMente / DR

A competição de Rap de improviso está de volta à cena nacional, com inscrições abertas até ao próximo dia 28 de agosto. Todos podem participar, mas só os mais criativos, poéticos e técnicos terão a oportunidade de subir ao ringue e disputar o título de Campeão. Está assim aberto o caminho da sucessão para MC Break0ut, o vencedor de 2021. 

A competição está dividida em vários momentos e decorre entre julho e outubro. A primeira fase da competição (até 28 de agosto) é vivida no digital, através da aplicação Red Bull FrancaMente, que permite que artistas de todo o país se conectem, gravem os seus improvisos e batalhem. 

Para participar, os rappers devem submeter um vídeo de até 60 segundos em que demonstrem as suas capacidades de improviso, usando como tema as palavras aleatórias geradas pela app. Com base na criatividade, ritmo e flow, improviso e valor poético de cada participação, 32 rappers serão selecionados pelo júri para passar à fase seguinte. O Porto recebe a primeira ronda de qualificação a 10 de setembro no Plano B, enquanto Lisboa encerra esta fase no dia 17 do mesmo mês no Tokyo Bar. Daqui vão sair os 16 finalistas que vão lutar pela vitória na Final Nacional, agendada para o dia 15 de outubro, no Capitólio, em Lisboa. 

Red Bull FrancaMente / DR

A competição está aberta a qualquer rapper maior de idade que queira demonstrar o seu reportório. Só os melhores vão ter lugar na Final Nacional de 15 de outubro, que volta a ter Sam The Kid no comando e DJ Kronic na mesa de mistura, assim como Eva Rap Diva, Perigo Público, Gson (Wet Bed Gang), Mundo Segundo e Regula no papel de jurados. O vencedor irá viajar até à Cidade do México como convidado de honra para assistir à Final Mundial do Red Bull Batalla — a competição que inspirou o Red Bull FrancaMente, com 15 edições à volta do mundo.

Red Bull FrancaMente 2022

FASE 1 | SELEÇÃO TOP32
Qualificação através da app: até 28 de agosto 

FASE 2 | SELEÇÃO TOP16 
QUALIFICAÇÃO PORTO: 10 de setembro. PLANO B
Host: NTS | DJ: DJ Spot
Júri: Mundo Segundo, Deau e Muleca

QUALIFICAÇÃO LISBOA: 17 de setembro. TOKYO BAR
Host: NTS | DJ: DJ Maskarilha
Júri: Muleca, Perigo Público e Regula

FASE 3 | FINAL NACIONAL
FINAL NACIONAL: 15 de outubro. CAPITÓLIO
Host: Sam the Kid | DJ: DJ Kronic
Júri: Gson, Mundo Segundo, Regula, Eva Rap Diva e Perigo Público

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados