Portugal mantém “postura humanista” de que “não abdica” no acolhimento de refugiados, afirma Marcelo

por Lusa,    20 Junho, 2023
Portugal mantém “postura humanista” de que “não abdica” no acolhimento de refugiados, afirma Marcelo
Fotografia de Presidência da República – 2022
PUB

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirma hoje que Portugal mantém uma “postura humanista” de abertura e acolhimento de refugiados, de que “não abdica”, combatendo a discriminação daqueles que acolhe.
Esta mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa foi hoje publicada no portal da Presidência da República na Internet para assinalar o Dia Mundial de Refugiado, que se celebra em 20 de junho por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU).

O chefe de Estado começa por “reforçar a mensagem de solidariedade” do secretário-geral da ONU, António Guterres, que hoje pediu “maior apoio internacional” aos países que acolhem refugiados e “novas formas de apoio” que permitam “realojar refugiados e ajudá-los a reconstruir as suas vidas com dignidade”.

Na sua mensagem, Marcelo Rebelo de Sousa refere-se em particular aos “43 milhões de crianças refugiadas em todo o mundo, a quem é devida a garantia de futuro”.
Quanto a Portugal, afirma que se caracteriza por uma “postura humanista” em relação aos refugiados e de “intolerância face à discriminação” daqueles que acolhe.

“O Presidente da República assinala o Dia Mundial do Refugiado recordando a postura de abertura e acolhimento que caracteriza Portugal e da qual não abdica”, acrescenta.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.