Primeira edição do Festival de Culturas de Expressão Alemã começa este mês

por Comunidade Cultura e Arte,    23 Janeiro, 2024
Primeira edição do Festival de Culturas de Expressão Alemã começa este mês
DR
PUB

A primeira edição do Festival de Culturas de Expressão Alemã arranca em Lisboa no dia 31 de janeiro e decorre até 5 fevereiro, no Goethe-Institut e no Cinema São Jorge.

Cinema, literatura, música, língua, atividades para toda a família e um foco na expressão alemã da Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo são o mote desta primeira edição do KULTURfest – Festival de Culturas de Expressão Alemã.

O Cinema São Jorge recebe as sessões de abertura – com a antestreia nacional do filme candidato ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, A Sala de Professores, de Ilker Çatak – e o encerramento do evento – com a exibição do mais recente filme de Margarethe von Trotta sobre uma das mais famosas autoras austríacas: Ingeborg Bachmann – Viagem ao Deserto. A sétima arte marca, assim, o arranque do primeiro KULTURfest e continua no Goethe-Institut em Lisboa.

No que à literatura diz respeito, assinala-se o centenário da morte de Franz Kafka, com a primeira de quatro conversas dedicadas ao autor. Este momento conta com a presença da escritora Dulce Maria Cardoso e do poeta João Borges da Cunha e moderação da escritora, crítica literária e jornalista Filipa Melo. Será também inaugurada a exposição de banda desenhada Komplett Kafka, do artista Nicolas Mahler, com a presença do autor.

Para os mais novos, foi preparada uma oficina para crianças e pais que, acompanhados pela artista Carolina Marcos Caldeira e pela atriz Charlotte Marie Peters, poderão reinterpretar o mundo dos Irmãos Grimm. Destaca-se ainda o programa para famílias com a atriz Lydia Müller em torno da poesia da obra O Pequeno Eu Sou Eu.

A música é o terceiro pilar do KULTURfest. Daqui resultam cinco eventos musicais imperdíveis: a Berlin Clubbing Night, em colaboração com a Associação Cultural Filho Único, que decorre no clube Outra Cena, em Marvila; o concerto inclusivo Sub_Bar com Rita Silva, que oferece uma experiência musical para pessoas com e sem audição; a Festa Babylon Berlin, em colaboração com a escola de dança Swing n’Smile; a performance de dança da coreógrafa e bailarina japonesa-luxemburguesa Yuko Kominami; e o concerto de Burnt Friedman, o mago germânico da eletrónica, com o baterista, percussionista e escultor João Pais Filipe.

Na língua, foram criados momentos especialmente pensados para as escolas, com três filmes da Mostra para Escolas. Terá também lugar a oficina de teatro para jovens dos 14 aos 18 anos, In(ter)venções Teatrais. Já os adultos, serão convidados a dar os primeiros passos na língua alemã com mini-aulas para iniciantes, que irão mostrar que o alemão não é uma língua difícil.

Durante o fim-de-semana, as portas do Goethe-Institut estarão abertas durante todo o dia: será possível descobrir a literatura alemã na biblioteca, fazer uma viagem em realidade virtual pela Alemanha com óculos VR, ou provar as especialidades alemãs e participar nas sessões de showcooking
do Wundergarten, o novo restaurante no jardim do Goethe-Institut. Quem, depois do festival, ficar com vontade de ir conhecer a Alemanha em presença, pode também participar num sorteio e habilitar-se a ganhar uma viagem à Alemanha para uma família de quatro pessoas.

Depois de apresentar a sua programação em Lisboa, o KULTURfest segue para outras cidades portuguesas, no continente e nas ilhas, com um programa diverso, essencialmente dedicado ao cinema.

Entre as primeiras confirmações estão:

Leiria | 6 e 7 de fevereiro, no Teatro Miguel Franco
Porto | 8 a 10 de fevereiro, na Casa das Artes
Lagos | 14 e 15 de fevereiro na Biblioteca Municipal de Lagos Júlio Dantas
Funchal | 22 a 25 de fevereiro, no CCIF – Centro Cultural de Investigação do Funchal

KULTURfest – Festival de Culturas de Expressão Alemã é organizado pelo Goethe-Institut em Lisboa, em parceria com a Associação Il Sorpasso e com o apoio da Associação de São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa, da Embaixada da Alemanha, da Embaixada da Áustria, da Embaixada do Luxemburgo, da Embaixada da Suíça, da Oficina Nacional do Turismo da Alemanha e da Escola Alemã de Lisboa.

Todos os eventos nas instalações do Goethe-Institut em Lisboa são de entrada gratuita, com exceção da festa Babylon Berlin. Os eventos e sessões noutros espaços têm preçário próprio.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.