Primeiras “Jornadas de Literacia Política e Democrática” realizam-se este mês na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

por Comunidade Cultura e Arte,    2 Março, 2023
Primeiras “Jornadas de Literacia Política e Democrática” realizam-se este mês na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
Parlamento Português / Fotografia de Carlos Pombo, 2009
PUB

A qualidade de uma Democracia define-se também pelo nível de literacia política e democrática da sua sociedade. Os baixos níveis que caracterizam muitos países não se refletem apenas nos tão elevados e debatidos números da abstenção: são simultaneamente uma grande condicionante no desenvolvimento e bom funcionamento de qualquer projeto democrático. As inscrições já estão abertas.

Com o intuito de fomentar o conhecimento e a informação que levem a uma participação cívica consciente e consistente, a Associação Democracia 2.3 promove, com o apoio dos seus parceiros, um evento que junta a Academia, as Instituições Políticas, as Escolas e a Sociedade Civil na resposta conjunta a este desafio de “aprofundamento da democracia participativa”.

As primeiras Jornadas de Literacia Política e Democrática realizam-se no dia 11 de Março, no Auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Será um dia repleto de conferências e momentos de discussão sobre variados temas que compõem a vida democrática, com jovens estudantes, cidadãos das várias áreas, docentes, deputados e membros do governo.

Esta iniciativa serve também o propósito de capacitação de jovens que queiram ser integrados como voluntários na rede da Democracia nas Escolas, um projeto desta Associação que procura, através de sessões em escolas de todo o país, estimular o pensamento crítico e a literacia política e democrática em alunos entre os 5 e os 18 anos.

O Presidente da Democracia 2.3 e fundador d’Os 230, Francisco Cordeiro de Araújo, salienta que “este evento é um passo importante neste percurso que se iniciou há mais de 2 anos. A responsabilidade cívica é a base de uma democracia. Sem uma sociedade civil forte, informada e participativa, o seu desenvolvimento ficará sempre condicionado“. Francisco assegura ainda que “mais do que cada participante sair deste evento com mais conhecimento sobre a vida democrática, é essencial que adquira as ferramentas necessárias para autonomamente o desenvolver e partilhar com outros cidadãos“.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.