Projecto Os 230 vai percorrer Portugal para documentar assimetrias e particularidades das regiões portuguesas

por Comunidade Cultura e Arte,    30 Junho, 2021
Projecto Os 230 vai percorrer Portugal para documentar assimetrias e particularidades das regiões portuguesas
Francisco Cordeiro de Araújo / DR
PUB

Iniciativa percorre os 18 distritos de Portugal Continental para documentar as assimetrias e particularidades das regiões portuguesas.

Os 230, projecto que visa promover a literacia democrática e política, dando a conhecer os seus principais intervenientes e conceitos, e aproximar os portugueses do mundo político, inicia a 1 de Julho uma Campanha Nacional de Participação Cívica nos 18 distritos do continente português, com uma concentração na Assembleia da República das 17h às 20h. Através de eventos e parceiros diversificados em cada região do país, o objectivo é incentivar o envolvimento dos cidadãos nos processos democráticos a nível local. 

Além dos eventos, a equipa constituída por jovens voluntários irá recolher testemunhos locais e fazer um retrato documental de Portugal: “Os 230 dá assim mais um passo enquanto projecto de responsabilidade cívica independente que pretende chegar a todos os Portugueses. Serão 18 dias em 18 distritos, num autêntico movimento apartidário que visa mobilizar a nossa população, promovendo a nossa literacia, capacidade de escrutínio e proactividade”, explica Francisco Cordeiro de Araújo, fundador d’Os 230. 

O vídeo que dá a conhecer a iniciativa já se encontra disponível nos canais oficiais do projecto e pode ser visto aqui. A Campanha Nacional de Participação Cívica partirá  da Assembleia da República: “Esta partida simbólica pretende demonstrar que a democracia não reside apenas nesta instituição, mas em todos os cidadãos que com a sua proactividade são elementos-chave no desenvolvimento do país.”, defende  Francisco Cordeiro de Araújo. Depois de Lisboa segue-se Santarém, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Viana do Castelo, Braga, Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Faro, terminando no dia 18 de Julho em Setúbal.

Sobre Os 230 

Os 230 é uma iniciativa que visa promover a literacia democrática e política, dando a conhecer os seus principais intervenientes e conceitos, através de entrevistas aos 230 deputados da Assembleia da  República. É um projeto apartidário e sem fins lucrativos, que arrancou em Setembro de 2020 por iniciativa de Francisco Cordeiro de Araújo, jovem estudante de Direito Internacional. Conta com 50 voluntários de todo o país, entre os 17 e os 38 anos.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.