“Regresso ao Pó”, Prémio do Júri do LEFFEST, tem estreia marcada nos cinemas nacionais
“Regresso ao Pó” (“Return to Dust”), de LI Ruijun, recebeu no sábado o Prémio do Júri João Bénard da Costa, atribuído pelo júri da 16ª edição do LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival, presidido pelo cineasta Olivier Assayas, e composto pelos realizadores Julie Dash e Lorenzo Vigas, pela actriz Joana Ribeiro, e pelo escritor Dana Vachon.
Estreado mundialmente em selecção oficial do Festival de Berlim, “Regresso ao Pó” é uma história terna sobre o poder transformador do amor. Chega aos cinemas nacionais a 15 de Dezembro.
O humilde e modesto Ma e a tímida Cao foram rejeitados pelas suas famílias e forçados a contrair um casamento arranjado. Juntos vão ter de combinar as suas forças e construir um lar para sobreviver. Face a muita adversidade, começa a florescer uma relação inesperada, à medida que Ma e Cao, unindo-se aos ciclos da Terra, criam um refúgio no qual conseguem prosperar. Uma história sobre amor eterno, contra todas as probabilidades.
LI Ruijun é um jovem realizador e argumentista chinês. Realizou cinco longas-metragens, tendencialmente focadas na relação entre seres humanos e terra, bem como na atitude rural face à família, à vida e à morte numa China em rápida transformação.
“Regresso ao Pó” estreia a 15 de Dezembro nos cinemas.