Retimbrar lançam nova música, “Maçãzinha”, que conta com Úxia. Novo disco, “Levantar do Chão”, sai este mês

por Comunidade Cultura e Arte,    1 Setembro, 2022
Retimbrar lançam nova música, “Maçãzinha”, que conta com Úxia. Novo disco, “Levantar do Chão”, sai este mês
Retimbar / Fotografia de João Pádua
PUB

O segundo disco dos Retimbrar, “Levantar do Chão”, conta com a participação de mais de 80 pessoas e reúne temas aprendidos e/ou criados ao longo de uma década.

Os Retimbrar apresentam esta quinta-feira, dia 1, o novo single “Maçãzinha” que conta com a participação da cantora galega Úxia. Mais um avanço do álbum “Levantar do Chão” que será editado dia 22 de Setembro e do qual já são conhecidos os temas “Coisas da Minha Terra”, “Vai de Centro ao Centro” e “Vai Não Vai“. Vários dos temas que os Retimbrar vão apresentar no palco 25 de Abril da Festa do Avante, no próximo domingo, dia 4 de Setembro, onde também contarão com a companhia de Úxia.

O videoclip de “Maçãzinha” é da autoria de Mariana Vasconcelos que, a partir da ternura contida nas palavras cantadas por Uxía e Sara Yasmine, desenhou no cenário de um bosque, a trajetória movida pela curiosidade de Luz de Abreu Coelho, aos sete anos de idade, a deambular pelo seu imaginário ao sabor da canção. A capa do single e do álbum é da autoria de Manel Cruz (ilustração) e Koiá Studio (design). A produção é de Quico Serrano.

A melodia-base de “Maçãzinha” vem de uma música com o mesmo nome, do álbum “Dança das Romarias da Beira-Baixa”, do Rancho Folclórico de Silvares (Fundão), editado em 1977. Reescrita pelos Retimbrar, fala de afetos e do sentimento de cuidar, sob o olhar de duas gerações. A convidada Uxía assume o lugar de anciã desta Maçãzinha que “é dedicada a Isabel Silvestre, especial cuidadora e defensora das raízes e figura dianteira das tradições de (en)cantar da região de Manhouce”, explica o grupo.

Com edição marcada para 22 de Setembro, o segundo disco dos Retimbrar, “Levantar do Chão”, conta com a participação de mais de 80 pessoas e reúne temas aprendidos e/ou criados ao longo de uma década, num percurso de colaborações com músicos ligados às tradições musicais portuguesas, grupos de Zés Pereiras e Ranchos Folclóricos. 

A edição de “Levantar do Chão” tem o apoio da Fundação GDA, da SPA e do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (pólo da Universidade de Aveiro) – que acompanhou o processo de construção do disco com vista à realização de um documentário sobre o mesmo.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.