Rewilding Portugal lança festival de curtas-metragens sobre natureza

por Comunidade Cultura e Arte,    14 Janeiro, 2023
Rewilding Portugal lança festival de curtas-metragens sobre natureza
Fotografia de Jake Hills / Unsplash
PUB

Com a primeira edição de sempre do festival “CÔA – Corredor das Artes”, festival de arte na paisagem organizado pela Rewilding Portugal e que vai acontecer este mês de julho no Grande Vale do Côa, ao longo de cinco semanas e fins-de-semana em cinco municípios da região (Sabugal, Almeida, Figueira Castelo Rodrigo, Pinhel e Vila Nova de Foz Côa), começam também a surgir projetos culturais e criativos associados que a organização de conservação de natureza vai levar a cabo este ano no seu âmbito.

E assim surge o Do(C)ôa, um festival de curtas-metragens ambientais/de natureza, que tem por objetivo promover, exibir e premiar obras audiovisuais em curta-metragem e/ou documentário, com foco em questões ambientais/ de natureza, produzidas em qualquer parte do país (Portugal), além de existir também a possibilidade ao longo de cada ano/edição se promoverem ações e atividades paralelas relacionadas ao tema. O grande objetivo é promover os valores naturais, ecológicos, culturais e ainda a promoção ambiental e turística do Grande Vale do Côa.

As secções competitivas do Do(C)ôa – Nature Film Festival são abertas a filmes, documentários ou reportagens de televisão, com a duração máxima de 30 minutos e produzidos depois de 2018, produzidas por realizadores/produtores que vivam em Portugal (independentemente da sua nacionalidade) e cuja rodagem tenha também sido feita em Portugal. Os filmes já podem ter sido premiados em outros festivais, desde que os festivais permitam a sua submissão a novos festivais. Vai ser premiado o Melhor Realizador sem qualquer limitação de idade, que irá receber 1.000 euros de prémio e o Melhor Realizador Jovem (até 30 anos de idade) que recebe 500 euros de prémio. Ambos os vencedores recebem ainda um cabaz de merchandising e informação da organização e do festival. Podem ainda ser atribuídas menções honrosas. O júri vai ser composto por 3 elementos: um membro da Rewilding Portugal, uma personalidade do meio cinematográfico e ambiental de reconhecido mérito e uma personalidade do meio cinematográfico local/regional de reconhecido mérito.

A inscrição das obras a concurso deverá ser efetuada online até 31 de Abril de 2023, através do preenchimento deste formulário. A seleção dos finalistas que vão participar na mostra final de cinema do festival será tornada pública até ao dia 1 de junho de 2023, com a mostra final a acontecer em Vila Nova de Foz Côa, no dia 30 de julho de 2023. É nessa mostra final que vão ser anunciados os dois grandes vencedores do festival.

O regulamento completo pode ser consultado aqui.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.