RTP1 estreia série documental sobre mulheres que dedicam a sua vida à conservação da natureza em Portugal

por Comunidade Cultura e Arte,    17 Setembro, 2023
RTP1 estreia série documental sobre mulheres que dedicam a sua vida à conservação da natureza em Portugal
PUB

“Guerreiras pela Natureza” tem 6 episódios e estreia a partir de 18 de setembro (pelas 23h11), nas noites de segunda-feira na RTP1. Todos os episódios estarão posteriormente disponíveis na RTP Play.

Esta nova série realizada por Pedro Miguel Ferreira e Joaquim Pedro Ferreira, “traz histórias de perseverança, altruísmo e rigor científico de um grupo de mulheres com uma carreira de excelência dedicada à Conservação da Natureza em Portugal. O seu trabalho faz a diferença, dando um contributo determinante para garantir o futuro de espécies ameaçadas e habitats protegidos.“, pode ler-se num comunicado da RTP.

Em cada episódio, de cerca de 30 minutos, serão contadas três histórias na primeira pessoa, onde se dá voz e protagonismo ao trabalho destas mulheres, conhecendo as suas conquistas, dificuldades e esperanças. Mas também como, através do seu trabalho, projetam o futuro da conservação da natureza em Portugal.

Na estreia de “Guerreiras pela Natureza” “será conhecido o trabalho realizado para a conservação dos charcos temporários, um dos habitats mais ameaçados do Planeta, que é a paixão de Carla Cruz.“, lê-se no comunicado. Acompanha-se ainda um dia de campo de Andreia Penado para conhecer as várias espécies de abelhas que sobrevivem no nosso país. E percorre-se a Serra da Estrela com Davina Falcão, que divide o seu trabalho entre a ilustração científica e a preservação das serpentes em Portugal.

Ainda na estreia, “vamos ainda sensibilizar o público para o papel que as borboletas e outros insetos desempenham nos diferentes ecossistemas através do desafio de Patrícia Garcia Pereira. Um trabalho que se entrecruza com a missão de Milene Matos, que se dedica à sensibilização ambiental e ao restauro de habitats. Já Rita Alcazar escolheu o Alentejo para coordenar um centro de educação ambiental e lutar pela conservação dos habitats das aves estepárias.“, refere o mesmo comunicado da RTP a que a Comunidade Cultura e Arte teve acesso.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.