RTP2 exibe documentário sobre o movimento Black Power Britânico, que desafiou a opressão policial e o preconceito político

por Comunidade Cultura e Arte,    2 Janeiro, 2024
RTP2 exibe documentário sobre o movimento Black Power Britânico, que desafiou a opressão policial e o preconceito político
DR
PUB

Uma das principais revoluções culturais na história do Reino Unido. Um relato contundente de como os membros do movimento Black Power britânico, nos anos 60 e 70, desafiaram a opressão policial e o preconceito político. 

Através do olhar dos jovens negros que se recusaram a considerar o racismo como parte da ordem natural das coisas no Reino Unido, o documentário mostra como a luta pelos direitos civis na América inspirou os ativistas a tomarem posição e apresenta arquivos raros das atividades de Martin Luther King, Malcolm X e Stokely Carmichael na Grã-Bretanha bem como imagens de figuras importantes do movimento no Reino Unido, como Altheia Jones-LeCointe, Darcus Howe e Roy Sawh. 
O documentário descreve os diferentes grupos do movimento, como a organização R.A.A.S. (Racial Adjustment Action Society), os Panteras Negras Britânicos e os Fasimbas, e ilustra como o ativismo destes grupos, combinado com a comunidade e a cultura, ajudou a alimentar a esperança e a resiliência e, em última análise, colocou a Grã-Bretanha no caminho de uma sociedade mais inclusiva e diversificada. O documentário analisa momentos-chave da história, como o julgamento dos Mangrove Nine e as condenações dos Oval Four, e examina figuras controversas como Michael X e eventos como o cerco à Spaghetti House. 

Através de uma série de entrevistas surpreendentes com ex-ativistas, muitos dos quais falam pela primeira vez sobre como foi realmente estar envolvido no movimento Black Power britânico, recorda uma das principais revoluções culturais na história do Reino Unido.

“Black Power: A British Story of Resistance”, realizado por George Amponsah, é exibido a 10 de Janeiro pelas 22h52h.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.