Sérgio Godinho dá concerto com Coro das Velhas. Cerca de 100 vozes interpretam músicas do cantautor

por Comunidade Cultura e Arte,    27 Setembro, 2022
Sérgio Godinho dá concerto com Coro das Velhas. Cerca de 100 vozes interpretam músicas do cantautor
DR
PUB

A convite da Câmara Municipal de Caminha, Sérgio Godinho celebrará o Dia Mundial da Música na vila minhota com um espectáculo único e especial – “Sérgio Godinho & O Coro Das Velhas” subirá ao palco do Pavilhão Municipal de Caminha Fernando Lima a partir das 21H30 do próximo sábado (1 de outubro).

Ia eu pelo concelho de Caminha
Quando vi sentada ao sol uma velhinha
Curioso, uma conversa entabulou
Como se diz uns romances que eu cá sei

Sérgio Godinho in “Coro das Velhas”

Será do conhecimento geral o início do tema que Sérgio Godinho compôs a meio da década de 80 para o álbum “Salão de Festas” – o “Coro das Velhas.” Pois foram esses versos que estiveram na génese deste espectáculo de que a população de Caminha vai ser parte integrante. Cerca de 100 vozes oriundas das mais diversas freguesias do concelho, reuniram-se em torno da música de Sérgio Godinho e criaram o colectivo “Coro das Velhas” com quem Sérgio irá partilhar o palco no dia 1 de outubro.

DR

A ideia partiu da edilidade local e integra o projecto “Cultura para todos” – Norte 2020. A escolha foi natural já que para além do reconhecimento que granjeia, esta canção expõe a ligação de Sérgio Godinho àquela região e que remonta aos tempos da sua meninice. Trata-se assim de um reencontro com a população local numa altura em decorrem 50 anos desde que Sérgio iniciou a sua actividade artística.

Este colectivo “Coro das Velhas” está desde o início do verão a preparar esta apresentação em sessões parcelares realizadas pelas freguesias do concelho que culminaram com o primeiro ensaio geral no início deste mês e em que Sérgio Godinho marcou presença.

DR

Com a orientação musical da Academia de Música Fernandes Fão ao nível do local, os arranjos para o coro foram criados por João Cabrita (a.k.a. Cabrita), também ele um velho companheiro de palco de Sérgio Godinho e de cuja banda, os Assessores, fez parte durante mais de uma década. Aliás, os Assessores serão parte fundamental deste espectáculo, sendo sobre o seu suporte instrumental que as 101 vozes, a do Sérgio e as do coro, interpretarão o repertório que o “escritor de canções” escolheu para esta noite.
 
O acesso ao espectáculo é gratuito ainda que dependente de levantamento de bilhete nos postos de turismo em Caminha e Vila Praia de Âncora.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.