Short/age, o cinema curto para lá das suas salas

por Comunidade Cultura e Arte,    18 Junho, 2020
Short/age, o cinema curto para lá das suas salas
Fotografia de Alex Avalos / Unsplash
PUB

Chama-se short/age e é um projecto levado a cabo pelos organizadores do Shortcutz Viseu – Luís Belo e Carlos Salvador – que surge depois de uma pausa forçada às sessões de cinema. Sem possibilidade de continuar a atividade regular, os fundadores não quiseram parar. “Na altura, confinados às nossas casas, a melhor forma de continuarmos o nosso trabalho era online, mas porquê parar numa seleção de filmes quando há outras valências no cinema que nos interessa abordar?”, questiona Luís Belo, referindo-se a uma das vertentes que considera estruturais, a criação de Novos Argumentos.

“Convidámos autores a escrever um argumento para uma curta-metragem. A todos colocámos apenas uma restrição: deve ‘partir’ de um lugar de Viseu.” disse Carlos Salvador. O primeiro resultado já está disponível. É uma obra intitulada “O Primeiro Acto da Tranquilidade”, onde se explora o tema da culpa. A autoria é de Guilherme Gomes, nome mais conhecido do teatro (venceu o prémio SPA para Melhor Texto Português Representado), mas cujos talentos se expandem para a área do cinema. Este primeiro argumento foi ilustrado por Susa Monteiro e Samuel Martins Coelho compôs uma trilha sonora densa, com mais de 8 minutos, e transporta o leitor para o universo criado pelo texto.

A plataforma short/age pode ser acedida em www.shortage.online e conta com uma seleção de quase 70 curtas portuguesas, disponíveis para visualização imediata e “irá crescer todos os meses”, assegura Luís Belo.

short/age, enquanto iniciativa do Shortcutz Viseu, é apoiado pelo programa municipal Viseu Cultura e surge graças às novas medidas tomadas que possibilitaram a reestruturação dos projetos para incluírem uma vertente digital.

As sessões do Shortcutz recomeçam esta sexta-feira, dia 19 de Junho, na Incubadora do Centro Histórico. A lotação será muito limitada, mas a presença dos realizadores, que partilham com o público o seu processo de criação, continua. No dia 26 de Junho, o Shortcutz irá receber Paulo Furtado, mais conhecido pelo seu trabalho na música enquanto The Legendary Tigerman, que vem a Viseu apresentar Amor Quântico, uma curta sua.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.