“Tamem Digo”. Jorge Pinto lança novo livro onde fala de gente comum porque “a História está cheia de heróis”

por Comunidade Cultura e Arte,    20 Setembro, 2022
“Tamem Digo”. Jorge Pinto lança novo livro onde fala de gente comum porque “a História está cheia de heróis”
Capa de “Tamem Digo”, livro de Jorge Pinto com ilustração de Julia da Costa
PUB

Depois de editar “A Liberdade dos Futuros”, pela Tinta da China, Jorge Pinto, que é natural de Amarante, embora resida fora de Portugal desde 2008, lança agora um novo livro de seu nome “Tamem Digo – Uma História de Migrações”, pela Officina Noctua, e que conta com ilustrações de Julia da Costa.

Jorge Pinto, que é formado em Engenharia do Ambiente (FEUP, 2010) e doutor em Filosofia Social e Política (Universidade do Minho, 2020), assume na introdução do livro que “Ando há muitos anos para vos falar da minha avó. Como todas as avós, a minha é-me especial. Não estou aqui para vos convencer de que a minha avó é melhor do que as vossas, mas antes para partilhar convosco um pouco do meu privilégio de neto.” e acrescenta ainda que “Devo começar por dizer que não encontrarão nada de extraordinário nesta história. A Maria do Carmo, a Avó Carmo, foi e é uma mulher como tantas outras, com uma vida que poderia ter sido a das vossas avós, das vossas mães ou das vossas irmãs. Nasceu pobre numa aldeia no Norte de Portugal, sobreviveu, emigrou, regressou, tentou viver, amou e foi amada. Onde esteve, foi sempre uma entre muitos. E é por isso que quero falar dela. A História está cheia de heróis, falta-nos falar da gente comum, dos seus sucessos e falhanços, das suas alegrias e tristezas.“, afirma o autor no prólogo deste novo livro.

Em “Tamem Digo – Uma História de Migrações”, Jorge Pinto revela também que tentou várias vezes contar a história deste livro em vários formatos/projectos; desde um mini-documentário, um romance, uma banda desenhada ou como peça de teatro e foi o projecto da peça de teatro que mais avançou: “espero um dia poder terminar e usar como complemento a este livro, até porque o teatro foi uma das paixões juvenis da Avó Carmo.“, afirma o autor.

Interior do livro “Tamem Digo”, da autoria de Jorge Pinto e com ilustração de Julia da Costa

Para além de ter escrito “A Liberdade dos Futuros”, Jorge Pinto é ainda co-autor do livro “Rendimento Básico Incondicional: Uma Defesa da Liberdade”, editado pela Edições 70, em 2019, é co-autor das bandas desenhadas “Amadeo”, editada pela “Saída de Emergência”, em 2018, “Liberdade Incondicional 2049”, editada pela “Green European Journal”, em 2019. Em 2014, foi também um dos co-fundadores do partido político LIVRE.

Julia da Costa cresceu em Vichy, França, onde trabalhou e experimentou diferentes técnicas como tinta, acrílico, lápis, colagem e digital. Os seus projetos abordam temas como a saúde mental, identidade, feminismo e autoconhecimento. A sua inspiração vem dos seus estudos em psicologia clínica mas também do seu quotidiano, das histórias que a rodeiam. O seu trabalho foi exposto em França, Portugal e EUA. Em 2019, fundou a galeria Joia – Ourivesaria de Sentimentos com Vital Lordelo, em Lisboa. A galeria defende os artistas e seu trabalho, oferecendo-lhes um coletivo seguro e benevolente.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.