Teatrão celebra 30 anos com edição de livro, lançamento de projetos, espetáculo e festa

por Conteúdo Patrocinado,    20 Março, 2024
Teatrão celebra 30 anos com edição de livro, lançamento de projetos, espetáculo e festa
Fotografia de Carlos Gomes
PUB

No próximo dia 21 de março, o Teatrão comemora 30 anos de existência. Para assinalar a data, a companhia de Coimbra está a preparar uma noite que inclui o lançamento de um livro, novidades sobre projetos incipientes, uma sessão do espetáculo A Grande Emissão do Mundo Português e ainda uma festa com curadoria da Rádio Universidade de Coimbra (RUC). Embora os bilhetes para o espetáculo estejam esgotados, todas as outras atividades são de entrada livre e o Teatrão convida desde já toda a comunidade a juntar-se e a aparecer na Oficina Municipal do Teatro (OMT) na noite de quinta-feira.

O programa tem início às 21h, na OMT, com a apresentação da edição do livro A Fantasia Futurista – Dramaturgia lusófona nos 50 anos de Abril. Esta publicação com selo do Teatrão compila os cinco textos vencedores do concurso de novas dramaturgias “A Fantasia Futurista”, lançado em fevereiro de 2023 para toda a lusofonia e que recebeu 117 candidaturas oriundas de Portugal, Brasil, Itália, Argentina e São Tomé e Príncipe. O projeto teve coordenação de Isabel Craveiro, diretora artística da companhia, e de Marco Antonio Rodrigues, encenador que tem trabalhado em parceria contínua com o Teatrão desde 2005, criando projetos como Ti Coragem & Filhos Lda., a partir de Bertolt Brecht, da FamíliaAs Três Irmãs de Tchekhov, Ala de Criados ou Richard’s, a partir de Shakespeare, entre outros.

DR

Ainda antes do espetáculo, vai ser lançado Cá Dentro, Inquietação, um podcast com a autoria do jornalista João Gaspar que, ao longo de mais de dez episódios, procura pintar um pouco do que foram estes últimos 30 anos de Teatrão na voz de algumas personagens-chave no trajeto da companhia. Além disso, está ainda programada a apresentação pública do projeto “Além da Lente – Fotografia de Cena do Teatrão” e uma primeira amostra do novo website da companhia, criado e desenvolvido pelo estúdio sueco Lundgren+Lindqvist.

A partir das 21h30, tem início mais uma sessão d’A Grande Emissão do Mundo Português. O espetáculo centra a sua discussão sobre a propaganda do regime fascista de Salazar, nomeadamente a forma como a rádio foi uma ferramenta essencial neste sistema de controlo da população. A Grande Emissão do Mundo Português toma lugar num estúdio da Emissora Nacional, onde cinco trabalhadores levam a cabo um programa de 90 minutos que atravessa 21 anos de história do país. O seu início, em 1940, é marcado pela mudança na direção da Emissora: a saída de Henrique Galvão e a entrada de António Ferro. O programa passa então a ser coproduzido com a Frente Nacional para a Alegria no Trabalho, procurando “educar sem aborrecer a nação”. O público em estúdio assiste ao programa, que segue um alinhamento variado, com bonitas atrações para entreter as famílias e não aborrecer – nunca aborrecer nem sair do lugar.

Fotografia de Carlos Gomes

No final do espetáculo, e depois de apagadas as velas, a festa prossegue até às 02h, numa noite de música com curadoria da RUC que nos traz DJ sets do duo Nem 8 Nem 80 (Beatriz Monteiro b2b João Santos) e Pêra-Roxa.

Esta celebração conta com o apoio dos parceiros RUC, Casa das Artes Bissaya Barreto, Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, Diário de Coimbra, Notícias de Coimbra e Campeão das Províncias.

Conteúdo patrocinado por O Teatrão.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.