“Tribuna Negra”: origens do movimento negro em Portugal agora em livro para explicar uma “história silenciada”

por Comunidade Cultura e Arte,    2 Maio, 2023
“Tribuna Negra”: origens do movimento negro em Portugal agora em livro para explicar uma “história silenciada”
Capa de “Tribuna Negra” (ed. Tinta da China)
PUB

O livro de 272 página editado pela Tinta da China é da autoria de Cristina Roldão, doutorada em Sociologia, investigadora do ISCTE-IUL e docente da Escola Superior de Educação de Setúbal, José Augusto Pereira, doutorando em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigador do Instituto de História Contemporânea, e Pedro Varela, doutorando do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Poucas pessoas saberão que, entre 1911 e 1933, Lisboa foi palco de um movimento negro que combateu o racismo, exigiu direitos para as populações nos territórios colonizados e criticou sistematicamente, embora por vezes de forma ambivalente, o colonialismo. Esta geração integrou ramos de internacionalismo negro como o pan-africanismo.

Este livro, que resulta de um longo e aprofundado trabalho colectivo de pesquisa, percorre a vida deste movimento, dos seus numerosos jornais, organizações e activistas, até ao ponto em que a ascensão da ditadura, a perseguição política dos seus mais destacados militantes e as contradições internas selaram o seu destino.

Cristina Roldão, José Augusto Pereira e Pedro Varela problematizam ainda o modo como raça, género e classe atravessaram o movimento e as relações políticas que este estabeleceu com a diáspora negra no mundo e com a “Geração Cabral”.

“Tribuna Negra”, que chega às livrarias a 04 de Maio, “levanta o véu sobre uma história silenciada, interpelando as gerações do presente e do futuro sobre a História Negra em Portugal.“, pode ler-se num comunicado da Tinta da China.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.