Underdogs apresenta nova exposição coletiva, “Portais do Tempo”, na Lisnave em Almada

por Conteúdo Patrocinado,    11 Abril, 2024
Underdogs apresenta nova exposição coletiva, “Portais do Tempo”, na Lisnave em Almada
DR
PUB

Sábado, dia 13 de abril, às 14h30, inaugura Portais do Tempo, uma exposição coletiva desenvolvida pela Underdogs e pela Câmara Municipal de Almada, com um programa cultural concebido pelo Iminente. Com curadoria de Pauline Foessel, esta exposição integra as comemorações dos 50 anos da revolução do 25 de Abril, apoderando-se de um dos espaços mais icónicos de Almada, a Lisnave. Debruçando-se sobre temáticas relacionadas com a liberdade, diversidade e igualdade, apresenta obras originais dos artistas Ana Malta, Fidel Évora, Inês Teles, Márcio Carvalho, Pedro Gramaxo, Petra.Preta e Raquel Belli, criadas a partir de fotografias do lendário fotógrafo português Alfredo Cunha. Portais do Tempo estará patente até 13 de julho 2024.

PROGRAMA DE INAUGURAÇÃO
Dia 13 de abril 2024 – LISNAVE | ALMADA
14h30 – Abertura ao Público
15h00 – Visita com Curadora & Artistas
16h00 – Visita Encenada com Isabel Costa e Polido
Local: Antigos Estaleiros da Lisnave, Almada

Portais do Tempo é uma exposição que propõe um diálogo entre fotografias selecionadas por Alfredo Cunha, a partir do seu próprio espólio, e sete artistas: Ana Malta, Fidel Évora, Inês Teles, Márcio Carvalho, Pedro Gramaxo, Petra.Preta, Raquel Belli – sete artistas da primeira geração que não viveu o 25 de Abril pessoalmente, mas que cresceu com a revolução na consciência coletiva.

Os artistas foram convidados a escolher, refletir e dialogar com cada uma das imagens de Alfredo Cunha, convidando os visitantes a entrar neste portal do tempo e oferecendo uma leitura nova e pessoal destas imagens e do passado. Cada uma destas obras, compostas por lonas de escala monumental (7 × 12 Metros), transmite uma mistura de sentimentos. Desde a esperança de um futuro melhor, a importância da ação coletiva, da comunicação e da solidariedade à liberdade. Mas também a exclusão, a desmistificação dos discursos, a ausência, por vezes, de aprendizagem que conduz a um evidente retrocesso.

Portais do Tempo convida-nos a pensar a revolução e o seu significado, e a forma que o seu legado é evidenciado nos dias de hoje. Uma reflexão que nos leva a questionar o tempo, o seu impacto sobre as nossas ações, sobre o nosso discurso e sobre as nossas relações sociais.

Portais do Tempo tem um programa cultural desenvolvido pelo Iminente, a plataforma de intervenção através da cultura urbana, responsável por iniciativas como o Festival Iminente e BAIRROS: Workshops Artísticos Comunitários.

O programa conta com uma variedade de iniciativas, incluindo workshops, visitas encenadas e uma maratona fotográfica, desenvolvidas tanto por artistas que integram a exposição, como Fidel Évora e Raquel Belli, como por outros artistas convidados, como Isabel Costa, Polido, Joana Manaças e Vera Marmelo.

Conteúdo patrocinado por Câmara Municipal de Almada.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.