Xullaji apresenta novo disco, “Pretu 1 – Xei de Kor”, no Teatro do Bairro Alto

por Comunidade Cultura e Arte,    5 Janeiro, 2024
Xullaji apresenta novo disco, “Pretu 1 – Xei de Kor”, no Teatro do Bairro Alto
Xullaji / DR
PUB

Considerado o segundo melhor álbum do ano 2023 pelo Jornal Público, também com presença no top 50 dos melhores discos do ano do Expresso/Blitz, Pretu 1 – Xei de Kor é o novo disco de Xullaji (também conhecido por Pretú ou Chullage) que é apresentado no Teatro do Bairro Alto (TBA) no dia 19 de janeiro.

Neste disco assumidamente afrofuturista, reconhecem-se estilos como funaná, morna ou semba entre os samples e os sintetizadores. Prétu 1 – Xei di Kor é um álbum manifesto que denuncia o racismo, a desigualdade, o pensamento colonialista que contou com participações de várias pessoas convidadas como Scúru Fitchádu, Dino d’Santiago, Cachupa Psicadélica, Tristany ou Landim.

“Neste concerto, formas de onda vibrando no espetro audível e inaudível conectam fragmentos de mensagens absorvidas em circuitos analógicos e retransmitidas em tecnologia ancestral africana. É uma densidade sonora onde, em cada volta, se revelam novos timbres. Novas vozes. Vozes negras. Ouvimos ecos do escritor James Baldwin, dos históricos do PAIGC Amélia Araújo e Amílcar Cabral, da ativista Angela Davis, do filósofo Frantz Fanon e de outros tantos. Não há notas ou escalas; há texturas, frequências, harmónicos processados que alteram estados de consciência.”, pode ler-se num comunicado.

Este é o primeiro concerto do TBA com coletes sensoriais para pessoas surdas e que conta também com legendagem em português e crioulo.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.