“A Baleia”, de Darren Aronofsky, estreia nos cinemas portugueses em Março
“A Baleia“ soma três nomeações para os Óscares nas categorias de Melhor Ator (Brendan Fraser), Melhor Atriz Secundária (Hong Chau) e Melhor Caracterização.
Brendan Fraser está de regresso ao cinema no filme a “A Baleia”. O vencedor do Critics Choice Awards para Melhor Ator protagoniza uma história comovente sobre transformação e transcendência, baseada na aclamada peça do dramaturgo Samuel D. Hunter. Um drama psicológico do realizador americano Darren Aronofsky (nomeado ao Óscar por “Cisne Negro”) para ver nos cinemas portugueses a 2 de março.
Vencedor de 3 prémios no Festival de Cinema de Veneza de 2022, “A Baleia” acompanha o percurso de Charlie (Brendan Fraser), um professor de inglês recluso que vive com grave obesidade e que tenta recuperar a relação com a sua filha adolescente (Sadie Sink), numa última oportunidade de redenção.
“A Baleia” assinala o ‘renascimento’ da carreira de Brendan Fraser. O ator que lutou contra exércitos de morto-vivos na trilogia ‘A Múmia’, e reconhecido pelos seus papéis em filmes de aventura e comédia, nos anos 90, é um dos potenciais candidatos ao Óscar de Melhor Ator, pela sua brilhante e aclamada interpretação — que valeu já a Fraser 18 prémios e 33 nomeações ao prémio de melhor ator — neste filme de Aronofsky. Fraser sofreu uma grande transformação física, e sua a entrega total deu força e vulnerabilidade ao seu personagem.
Esta é a primeira longa-metragem de Darren Aronofsky depois do thriller “Mãe!” (2017). Um filme emocionante e profundo, que conta a sua história mantendo o espírito de palco de teatro, numa sumptuosa adaptação para o grande ecrã, ao lado de Sadie Sink (Stranger Things) e Hong Chau (O Menu).
“A Baleia” teve a sua antestreia em Portugal na 16ª edição do LEFFEST, depois de a 47ª edição do Festival de Cinema de Toronto ter distinguido Fraser com o Prémio de Tributo. O filme chega a 2 de março às salas de cinema nacionais.