Ciclo de cinema em Lisboa e Porto para celebrar os 100 anos de Ingmar Bergman
Este é o ano que celebra o centenário de um dos maiores cineastas do século XX. Ingmar Bergman nasceu a 14 de Julho de 1918, em Uppsala, e morreu a 30 de Julho na ilha de Fårö.
A Leopardo Filmes e a Medeia Filmes preparam um enorme programa de homenagem ao realizador (e escritor, dramaturgo e encenador, um dos maiores artistas do último século), que decorrerá de 11 de Outubro a 15 de Novembro (no Espaço Nimas, em Lisboa, e Teatro Campo Alegre, no Porto), coincidindo também com a apresentação, em Lisboa, do novo trabalho da coreógrafa Olga Roriz, “A Meio da Noite”, uma homenagem a Bergman e aos seus actores.
Para além dos filmes de Bergman do catálogo da Leopardo Filmes (ver em baixo), o programa incluirá ainda 3 outras obras do realizador que agora se acrescentam ao vasto catálogo da distribuidora: ‘A Hora do Lobo’ (1968), ‘A Vergonha’ (1968) e ‘Paixão’ (1969), e ainda a estreia, em exclusivo, dos documentários ‘Bergman – a Year in a Life’, de Jane Magnusson (distribuição Leopardo Filmes) e ‘Searching for Ingmar Bergman’, de Margarethe von Trotta (com distribuição da Outsider Films).
Catálogo da Leopardo Filmes:
‘A Prisão’
‘Morangos Silvestres’
‘Fanny E Alexandre’
‘Mónica E O Desejo’
‘O Olho Do Diabo’
‘Sonata De Outono’
‘A Máscara’
‘O Sétimo Selo’
‘Um Verão De Amor’
‘Cenas Da Vida Conjugal’
‘Em Busca Da Verdade’
‘Sorrisos De Uma Noite De Verão’
‘Uma Lição De Amor’
‘Lágrimas E Suspiros’
‘Da Vida Das Marionetas’
Ritual’
‘O Silêncio’
‘Flauta Magica’
‘A Fonte Da Virgem’
‘Rumo À Felicidade’
‘A Força Do Sexo Fraco’
‘Luz De Inverno’
‘O Rosto’
e outros …