Ano Saramago. Os primeiros 100 anos, 11 meses 17 livros

por Maria Pinto,    14 Janeiro, 2022
Ano Saramago. Os primeiros 100 anos, 11 meses 17 livros
José Saramago / Fotografia de Juan Ramón Iborra/FJS
PUB

Quando se fala em Saramago, falar-se-á sempre no presente. Portanto, ele faz 100 anos, e que melhor maneira há para celebrar?

É em novembro de 2022 que Portugal celebra mais um aniversário de José Saramago, mas este ano será a primeira vez que o escritor fará 100 anos. A festa é grande e os preparativos começam já: a Fundação José Saramago divulgou o programa do Centenário que, ao longo de 2022, dará a oportunidade de ver inúmeras peças, óperas, músicas, exposições, palestras, reedições e leituras que vão pensar e homenagear Saramago.

A Comunidade Cultura e Arte junta-se também às celebrações, propondo a descoberta ou redescoberta da obra de José Saramago. Ao longo do ano serão lidos 17 livros da obra do autor, divididos entre os meses de janeiro e novembro, sendo cada um deles analisado num total de 11 artigos, um por cada mês. Queremos propor que se juntem a esta festa, que recordem Saramago não apenas no aniversário do seu nascimento ou da sua morte, mas um bocadinho todos os dias, sendo a ler os livros que propomos, a ler outros livros da sua obra, a ler os artigos, a contribuir com pensamentos, a explorar a programação do Centenário.

É a perfeita justificação para recordar, pois ninguém consegue destruir aquilo de que nos lembramos. Saramago dá-nos um grande contributo, podendo juntá-lo assim ao que é a nossa identidade. Ele que, com a sua obra, festeja os primeiros 100 anos de muitos que se seguirão.

Ano Saramago dividido pelos meses:

Janeiro: “Terra do Pecado”
Fevereiro: “Manual de Pintura e Caligrafia” e “Claraboia”
Março: “Levantado do Chão” e “Memorial do Convento”
Abril: “O Ano da Morte de Ricardo Reis”
Maio: “A Jangada de Pedra”
Junho: “História do Cerco de Lisboa”
Julho: “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” e “Caim”
Agosto: “Ensaio Sobre a Cegueira” e “Ensaio Sobre a Lucidez”
Setembro: “Todos os Nomes” e “O Homem Duplicado”
Outubro: “A Viagem do Elefante” e “A Caverna”
Novembro: “As Intermitências da Morte”

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados