Clube do livro feminista Heróides tem nova edição em 2023 e os livros já são conhecidos
Depois de ganhar o Prémio Revelação Teatro Nacional D. Maria II / Ageas, Sara Barros Leitão decidiu investir o valor recebido na criação de um clube de leitura a que chamou Heróides – clube do livro feminista.
Passados dois anos, o clube entra na terceira edição, e tornou-se já um evento incontornável para quem gosta de ler e de conversar sobre os livros.
O desafio é ler doze livros em doze meses. A cada mês, um convidado ou convidada escolhe um livro, e, no último sábado do mês, centenas de pessoas encontram-se online para conversar sobre ele.
Até ao momento já passaram pelo clube mais seis mil participantes, e as sessões têm, em média, cerca de duzentas pessoas.
Este projeto, que começou em pleno confinamento, já teve duas sessões presenciais, uma em Torres Vedras e outra em Joane, onde estiveram pessoas de todo o país.
Até agora, passaram pelas Heróides – clube do livro feminista convidadas como Shahd Wadi, Gisela Casimiro, Andrea Peniche ou Faranaz Keshavjee, e leram-se livros de Toni Morrison, Maria Lamas, Bernardine Evaristo, Virginia Woolf ou Simone de Beauvoir, entre outros.
A edição das Heróides 2023 contará com convidadas como Violante Saramago, Isabel do Carmo, Marisa Matias ou Ulika Paixão Franco, e serão lidos livros de Hannah Arendt, Natália Correia, Margaret Atwood ou Deborah Levy.
Haverá ainda três sessões presenciais, no Funchal, na Praia da Aguda e em Setúbal, bem como a possibilidade de a comunidade escolher o último livro do ano, através de uma votação.
Está ainda a decorrer um crowdfunding, que permitirá que a participação no clube do livro continue a ser sempre gratuita e com interpretação em Língua Gestual Portuguesa em todas as sessões.
Ao longo do ano, poderão aparecer livros espalhados nas ruas das cidades, que são de quem os agarrar. Já em janeiro, dez cidades do país acordarão com o livro “Não é só sangue”, de Patrícia Lemos, o primeiro livro que se irá ler.
Nas redes sociais da Cassandra, que desenvolve este projeto, serão partilhadas fotografias dos livros nos locais onde foram deixados, e qualquer pessoa os poderá encontrar.
A edição das Heróides – clube do livro feminista 2023 tem curadoria pela Andreia Nascimento e Sara Barros Leitão e esta terceira edição conta com a parceria de Bertrand Editora, Editorial Presença, Penguin Random House, Porto Editora e Publicações Dom Quixote, e as sessões presenciais têm a parceria do Teatro Municipal Baltazar Dias e Rota Clandestina.
Calendário completo
28 de janeiro (online)
Convidada – Patrícia Lemos
Livro – “Não é só sangue”, Patrícia Lemos
25 de fevereiro (online)
Convidada – Catarina Viegas
Livro – “Tudo pode mudar – Capitalismo vs Clima”, Naomi Klein
25 de março (online)
Convidada – Joana Martins
Livro – “A Máquina do Ódio”, Patrícia Campos Mello
29 de abril (online)
Convidada – Isabel do Carmo Livro – “Poemas”, Hannah Arendt
27 de maio (presencial / Funchal) Convidada – Violante Saramago
Livro – “O ano de 1993”, José Saramago
17 Junho (online)
Convidada – Ulika Paixão Franco
Livro – “Lueji, o Nascimento de um Império”, Pepetela.
29 de julho (presencial / Praia da Aguda)
convívio entre participantes
Livro – “Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica”, Natália Correia”
26 de agosto (online)
Convidada – Marisa Matias
Livro – “Coisas que Não Quero Saber”, Deborah Levy
30 de setembro (online)
Convidada – Fatu Banora
Livro – “Saving Safa, Rescuing a little girl from FGM”, Waris Dirie
28 de outubro (online)
Convidada – Mariana Esteves
Livro – “Economia de Missão – Um guia ousado e inovador para mudar o capitalismo”, Mariana Mazzucato
25 de novembro (online)
Convidada – Rute Almeida
Livro – “A História de Uma Serva”, Margaret Atwood
16 de dezembro (presencial / Setúbal) Convívio entre participantes
Livro a escolher por votação