Culturgest: 30 anos de arte contemporânea em Portugal
A Culturgest comemora esta semana os seus 30 anos. A fundação cultural da Caixa Geral de Depósitos tem como objetivo promover e difundir a arte contemporânea em Portugal e, ao longo dos seus 30 anos de existência, tem desenvolvido uma programação diversificada e de qualidade por onde passaram figuras maiores da música, dança, teatro, cinema, artes visuais e pensamento.
Com um forte compromisso no apoio aos artistas, o acervo da Colecção da Caixa Geral de Depósitos, um dos acervos de arte contemporânea portuguesa mais relevante, tem sido “alimentado” por centenas de obras, tanto por aquisição direta como através do Concurso Caixa para Jovens Artistas. Na celebração do seu 30.º aniversário, as galerias da Culturgest abrir-se-ão para que este acervo seja apresentado e redescoberto. Distribuída em duas salas, Fantasma Gaiata – a Coleção da CGD propõe duas abordagens distintas a este crescente acervo. Segundo a curadoria, “Fantasma dedica-se a uma das grandes ambições da escultura: a de erigir corpos que significam e que perduram, que desafiam o tempo, a morte, o esquecimento. Se o corpo do artista é permanentemente invocado como autor, manufactor, espelho ou espectro, o do visitante é convocado como medida, veículo, testemunha – o lugar de todos os sentidos. Por seu lado, Gaiata é um campo de jogos, o recreio das almas. Por ela perpassam conversas, alianças e desafios. Grupos de obras reúnem-se em torno de interesses comuns. Outros provocam-se e reagem entre si, totalmente investidos no jogo, mas alheios aos resultados. Mais do que reafirmar uma coleção, Fantasma Gaiata pretende celebrar o espaço vital que se institui sempre que nos encontramos com obras de arte.”
Na exposição Fantasma Gaiata será possível aceder a uma selecção de obras audiodescritas através de visitas guiadas, dos artistas Ana Jotta, Ana Santos, Alberto Carneiro, Armanda Duarte, Bruno Zhu, Francisco Tropa, Gabriela Albergaria, Helena Almeida, Igor Jesus, João Paulo Feliciano, Jorge Queiroz, Leonor Antunes, Luisa Cunha, Lourdes Castro, Michael Biberstein, Pedro Cabrita Reis, Ricardo Jacinto, Sónia Almeida.
A ocupar o espaço onde outrora se encontrava a livraria da Culturgest, poder-se-á ver cartazes, catálogos, brochuras, serigrafias ou livros desenhados por Alberto Carneiro. Ideias, Projetos e Envolvimentos de Alberto Carneiro será, à data, a maior mostra desta vertente criativa de um artista que prestou particular atenção a todas as declinações, desdobramentos e materiais de comunicação e ocorre a pretexto da apresentação de O Canavial: Memória Metamorfose de um Corpo Ausente na exposição que celebra os 30 anos da exposição.
Para terminar a semana comemorativa dos 30 anos, há festa na Garagem da Culturgest com DJ Set de Pedro Ramos (Rádio Futura) a partir das 24h00 e com entrada livre.