Diabo na Cruz põem fim à banda
Formados em 2008 os Diabo na Cruz cujo álbum de estreia “Virou!” foi considerado um marco na música nacional pela forma como integrou sonoridades da música tradicional e do rock contemporâneo. Inspirados pelo Tropicalismo, pelo legado da música portuguesa (José Afonso, Fausto, Sérgio Godinho, Vitorino, Banda do Casaco, entre outros) e pela música anglo-saxónica, os Diabo na Cruz puseram instrumentos eléctricos a evocar melodias resgatadas da memória da tradição oral, convidando a música moderna portuguesa a encontrar-se com a sua raiz.
Agora, e numa comunicado colocado na página oficial da banda, os Diabo na Cruz anunciaram o fim da banda:
“Os Diabo Na Cruz anunciam que, após 11 anos de existência, irão terminar a carreira da banda no final da Tour deste ano. Entretanto, o grupo concluirá a Tour sem a presença do seu vocalista, guitarrista e compositor, Jorge Cruz, que em breve fará um comunicado. Os Diabo Na Cruz agradecem a todos os que os apoiaram ao longo da carreira, com especial destaque para os fervorosos fãs da banda com quem estabeleceram um vínculo inesquecível. A obra de Diabo Na Cruz ficará registada em 4 álbuns e 1 ep de originais, 1 álbum ao vivo e centenas de concertos por todo o país. A agenda da Tour de 2019 será actualizada brevemente.”
Neste percurso de mais de 10 anos, os Diabo na Cruz destacaram-se pelos concertos explosivos capazes de conquistar o mais variado público, desde as festas de aldeia aos grandes festivais passando pelos principais teatros do País. Percorreram Portugal de lés a lés ao longo de mais de 200 concertos. No final de 2015, essa vida de estrada sagrou-os vencedores na categoria de “Melhor Actuação ao Vivo” nos Portugal Festival Awards.