Escola Nacional de Saúde Pública lança projecto de investigação dedicada à covid-19

por Comunidade Cultura e Arte,    21 Março, 2020
Escola Nacional de Saúde Pública lança projecto de investigação dedicada à covid-19

A Escola Nacional de Saúde Pública lançou hoje um projecto de investigação dedicada à covid-19, intitulado Barómetro covid-19, para contribuir em tempo útil aos desafios que nos impõe esta pandemia global.

O Barómetro covid-19 pretende gerar conhecimento científico robusto que seja ser útil agora, na tomada de decisão, e garantir que o conhecimento útil para o futuro. A agenda do Barómetro não é fechada, vai definir-se e adaptar-se, ao longo da pandemia, consoante as necessidades identificadas. Todos são muito bem vindos a participar.

Neste momento estão a ser estudadas três questões:
· Análise comparativa das respostas dos diferentes países à epidemia covid-19
· Modelos epidemiológicos de projecção de novos casos (primeiros resultados já lançados)
· Ao longo de toda a pandemia e sob o ponto de vista do cidadão, analisar a evolução da percepção quanto ao risco, do cumprimento das medidas veiculadas pelo Governo, quanto à capacidade de resposta do Governo e dos serviços de saúde e quanto aos impactos no quotidiano individual. Pretende-se ainda analisar as fontes de informação preferenciais e a rede social de apoio em caso de necessidade.

Com este projecto de investigação que é agora lançado, a ENSP-NOVA pretende disponibilizar à sociedade dados efectivos e análises científicas sobre a pandemia, com o objectivo de contribuir activamente para a sua compreensão, assegurar uma ferramenta de apoio à tomada de decisão e gerar conhecimento robusto, que possa ser útil em futuras situações.

Os resultados da investigação serão disponibilizados de forma regular e com a maior brevidade, numa plataforma digital que se encontra neste momento em construção, prevendo-se a sua conclusão ainda durante o mês de Março.

Em caso de sugestões, dúvidas ou comentários, agradecemos o contacto para: barometro.covid19@ensp.unl.pt

Visite a página, participe e divulgue.

Questionário aqui.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados

por ,    25 Novembro, 2021

Nestes últimos dias, navegando pelas redes sociais, tenho encontrado várias pessoas que citam, sem aparente honestidade, as atuais restrições de entrada em certos espaços e eventos, em vigor para quem não possui o certificado de vacinação, comparando-as depois com as restrições de acesso aos espaços para quem não tinha o "certificado de arianismo", ou "Ahnenpaß", na Alemanha Nazi. Este é muito possivelmente o argumento mais dúbio que estas pessoas poderiam partilhar sobre o assunto. Mais facilmente um "reductiu as hitlerum" destes seria usável e instrumentalizável contra negacionistas e opositores de medidas de contenção da pandemia, lembrando que eram precisamente os nazis que defendiam que os elos mais fracos deveriam ser deixados para trás...

Ler Mais