Facebook lança “Instagram Reels” em Portugal. Uma espécie de Tik Tok

por Comunidade Cultura e Arte,    3 Agosto, 2020
Facebook lança “Instagram Reels” em Portugal. Uma espécie de Tik Tok
PUB

O Facebook lança hoje o “Instagram Reels” em Portugal, uma nova forma de criar e descobrir vídeos curtos no Instagram. Através do ‘Reels’ é possível gravar e editar vídeos a partir de vários clipes em 15 segundos com áudio, efeitos e novas ferramentas criativas de edição. A expectativa com o “Reels” é que as pessoas se expressem livremente enquanto entretém os amigos e seguidores, seja através de uma nova dança ou para espalhar a palavra sobre um assunto que considerem relevante.

Além de qualquer pessoa poder partilhar os “Reels” com os respectivos seguidores através do Feed, se forem publicados por uma conta de Instagram pública existe a possibilidade desses vídeos curtos estarem disponíveis numa nova comunidade dedicada ao “Reels”, integrada no separador pesquisa. E se os “Reels” forem partilhados na pesquisa vão ter uma audiência muito mais ampla. Em relação às contas privadas, apenas os seguidores podem acompanhar os “Reels”.

Criar um “Reel”

O primeiro passo é selecionar a opção “Reels” na parte inferior da câmera do Instagram. De seguida consegue aceder a uma série de ferramentas de edição criativas no lado esquerdo do ecrã que servem para criar o “Reels”, nomeadamente:

  • Áudio – Pesquise uma música que esteja disponível na biblioteca de músicas do Instagram ou use o seu próprio áudio original, sendo que para isso basta gravar um “Reel” com o som original em questão. Quando partilhar um ‘Reel’ com um aúdio original, esse aúdio passa a ser atribuído à sua conta e se esta conta for pública, qualquer pessoa pode selecionar “Use Audio” no seu “Reel” e criar “Reels” com esse áudio original. Por exemplo, se gravar um “Reel” que encoraje as pessoas a votar, outras pessoas podem pegar nesse aúdio e fazer as suas próprias versões do vídeo.
  • Efeitos de Inteligência Artificial: Selecione um dos vários efeitos disponíveis criados pelo Instagram e por criadores de todo o mundo. Um exemplo é o efeito “Green Screen” que nos coloca em frente a um cenário que esteja na galeria de fotografias do telemóvel. Neste caso, se tiver uma fotografia de praia, pode gravar em casa um clip de verão com os amigos.
  • Temporizador e contagem regressiva: O temporizador pode ser programado para gravar um “Reel” sem preocupações. Quando inicia uma gravação começa uma contagem regressiva 3-2-1 e depois o “Reel” vai gravar consoante o tempo que selecionou.
  • Alinhamento :Se alinhar objetos do clipe anterior antes de gravar o próximo, é possível criar transições perfeitas entre videos, como trocas de roupa ou para adicionar um amigo aos “Reels”.
  • Velocidade: Pode acelerar ou desacelerar um vídeo ou uma parte de um vídeo, que pode ajudar sobretudo a acompanhar o ritmo e fazer vídeos em câmera-lenta.

    O “Reels” pode ser gravado como uma série de vídeos curtos, um de cada vez ou todos ao mesmo tempo, ou até através dos vídeos que tenha disponíveis na galeria do telemóvel. Grave o primeiro “Reel” ao pressionar e segurar o botão de captura e pode acompanhar o progresso no topo do ecrã enquanto grava.

Além de partilhar os “Reels” com os seguidores, é possível ser descoberto por uma grande e diversa audiência através da comunidade do Instagram na pesquisa.

  • Se tem uma conta pública: Pode partilhar o “Reel” num espaço próprio da pesquisa, onde pode ser descoberto pela comunidade do Instagram, sendo que também pode partilhar o “Reel” no Feed para os seus seguidores. Quando partilhar “Reels” com determinadas músicas, hashtags ou efeitos, o seu próprio “Reel” pode aparecer em páginas dedicadas a músicas ou hashtags específicas.
  • Se tem uma conta privada: O “Reels” obedece às definições de privacidade que selecionou na sua conta de Instagram. Pode partilhar um ‘Reel’ no seu Feed somente para os seus seguidores e ninguém terá permissão de usar os seus áudios originais ou mesmo partilhar os seus “Reels” com pessoas que não o seguem.

Quando um “Reel” estiver pronto, é na tela das partilhas que pode alterar a imagem de capa, adicionar uma legenda, hashtags e marcar amigos. Se ainda não estiver preparado, pode guardar um rascunho da publicação para voltar a editar mais tarde. Depois da partilha, o “Reel” vai estar disponível num separador dentro do perfil, onde as pessoas podem encontrar todos os “Reels” que partilhou. Se também partilhou no Feed, os “Reels” aparecem dentro das publicações principais – se quiser, esta opção pode ser removida. É possível ver as reações e os comentários e quantas visualizações tem um “Reel”.

Independentemente de ter uma conta pública ou privada, pode partilhar os “Reels” dentro de uma “História”, seja com amigos próximos ou através de uma mensagem privada. Se fizer isso, o “Reel” comporta-se como uma “História” comum, ou seja, não surge na “Pesquisa”, não aparece no Feed nem no perfil e desaparece em 24 horas.

Ver “Reels”

A “Pesquisa” mostra quais as tendências “Reels” do momento. Pode descobrir uma seleção de “Reels” criada por qualquer pessoa no Instagram, através de um Feed vertical personalizado para cada perfil. Se gosta de um “Reel” pode comentar ou partilhar com os amigos.

Existem “Reels” que vão estar no Instagram em destaque. Se o seu “Reel” for destacado na “Pesquisa” vai receber uma notificação, sendo que esse destaque foi selecionado pelos curadores do Instagram que procuram diariamente por conteúdo original. A equipa de curadoria do Instagram é marcada pela diversidade, composta por pessoas de formações e conhecimentos diferentes, especializados em  video, jornalismo e curadoria. Esta equipa está responsável por rever os “Reels” públicos e selecionar os mais divertidos ou culturalmente relevantes. O objetivo do Facebook é apresentar “Reels” que estejam alinhados com estes valores e princípios:

  • Oferecer uma experiência significativa e divertida.
  • Contar uma história de relevância cultural e global.
  • Valorizar a diversidade e inclusão.
  • Inspirar a criação através da originalidade e empatia.
  • Manter uma comunidade segura e respeitadora.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados

por ,    19 Março, 2019

Rui Cruz é humorista, stand up comedian e um génio (palavras dele). Escreve coisas que vê e sente e tenta […]

Ler Mais