Hoje à noite n’O Sótão. Daniel Maunick e a reinvenção dos ritmos afro-brasileiros
Depois da aclamação que os seus primeiros projetos a solo receberam, através de editoras como a Eglo Records, a Mother Tongue, a Visions e a Far Out Recordings, Daniel Maunick vem consolidando o seu estatuto como um dos melhores produtores em solo britânico. Após vários anos a produzir álbuns marcantes para artistas como os Azymuth, Marcos Valle e Sabrina Malheiros, o seu segundo álbum dá seguimento ao fabuloso disco de estreia, Macumba Quebrada, lançado em 2019. Nas lojas desde a última sexta-feira, Persistence é o culminar exemplar de um impulso sonoro que Maunick conseguiu transmitir ao longo do últimos anos.
Em Persistence, seguindo uma linha muito própria e audível nos discos anteriores lançados pela Far Out Recordings, ouvimos Maunick a usar de forma inteligente os fundamentos dos ritmos afro-brasileiros tradicionais com música eletrónica incrivelmente bem produzida, capturando alguns dos sons urbanos proeminentes no Reino Unido. Esta mistura, inata no sangue tropical do produtor, pode ser apreciada no balanço sensual do samba de “Arraiá”, na batucada electrizante de “Remnants Of Joy” e nas cuícas espectrais encontradas ao longo de “Illusions”. Para além da reinvenção dos estilos canarinhos, Maunick reflete sobre as suas raízes londrinas na emocionalmente carregada “Love Is Gone”, na musculada magia noturna de “Just Deserts” e na classe de “Addicted”. Persistence é um testemunho da ampla gama de influências que Maunick é capaz de capturar, apresentando um clássico moderno disponível em vinil.
E ainda…
Space Ghost é um dos produtores de música electrónica do momento nos E.U.A. Private Paradise reforça a ideia de que estamos perante um artista capaz de nos provocar momentos que misturam a nostalgia e o êxtase. Também lançado na última sexta-feira, o disco é uma ode ao tempo que Space Ghost passou em Sea Ranch, na costa norte da Califórnia, um lugar que ele e o seu parceiro visitam para renovar espíritos e recuperar o otimismo e o entusiasmo pelo mundo exterior. Disponível em vinil, cortesia da Pacific Rhythm.
O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica Hoje à noite n’O Sótão, onde apresenta um novo projecto de música independente; e mensalmente com Álbuns com Pó.