Misturas e ousadia com Divorce From New York

por Francisco Espregueira,    5 Outubro, 2022
Misturas e ousadia com Divorce From New York
Capa do disco
PUB

Dando sequência ao aclamado This Ain’t Jazz No More (2021), o produtor espanhol Divorce From New York (projecto criado por Álvaro Granda) junta-se ao selo londrino High Praise para apresentar um novo LP: Sausalito. Assim como no seu antecessor, Granda é capaz de criar uma rica mistura de sabores de batidas quebradas, sonoridades edificantes e ritmos sincopados — fundindo elementos de jungle, house e bruk com as sensibilidades da música jazz. Tudo envolto numa abordagem não convencional que consolida o seu estatuto como um dos artistas mais interessantes da cena musical independente europeia. Enquanto que This Ain’t Jazz No More serviu para nos apresentar o projecto e transpirar o ethos de Divorce From New York, Sausalito é um segundo trabalho ainda mais ousado.

Composto por sete faixas novas, Sausalito proporciona uma audição curiosa e positiva do início ao fim. Mergulhando na sua extensa coleção jazz, soul e disco, Álvaro canaliza influências douradas para um disco coeso e contagiante. Os toques de música disco estão presentes em “Last Ray Of Sunset”, que apresenta o colaborador de longa data Piek e um encontro com uma bateria animada e uma linha de baixo irresistível. Rhodes celestiais e uma flauta florescem dentro dos ritmos quebrados de “Holly Grove”. A percussão está bem trabalhada em “I Haven’t Recovered From Last Night With You” e acrescenta hipnotismo a vocais rodopiantes que chamam a nossa atenção desde o início. Estes três singles, lançados na antecâmara da data de estreia, significaram um vislumbre saboroso deste trabalho que foi sendo desvendado aos poucos. Com uma variedade de estilos e influências, Sausalito leva-nos a uma jornada na pista de dança, ritmos encharcados de luz, mas com referências às sonoridades eletrônicas de Londres ou Detroit. O novo álbum de Divorce From New York está disponível em vinil. Para coleccionadores, cortesia da High Praise.

E ainda…

SAUL é um projecto que une as mentes de Jack Stephenson-Oliver (teclista dos Vels Trio) e do produtor Barney Whittaker, também conhecido como Footshooter. A dupla apresenta o seu segundo trabalho, recrutando um elenco de amigos músicos para uma banda sonora que marcou o fim do nosso verão. Mutualism foi lançado há em agosto pela Rhythm Section e explode com sintetizadores vibrantes e ousadas sequências de percussão num álbum que mais parece uma jam session.

O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica Hoje à noite n’O Sótão, onde apresenta um novo projecto de música independente.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados