Pont Neuf Records e o retrato da nova cena eletrónica francesa

por Francisco Espregueira,    27 Julho, 2022
Pont Neuf Records e o retrato da nova cena eletrónica francesa
Capa do disco
PUB

Demonstrando o quão diversa e entusiasmante é a cena eletrónica francesa e reinventando-se ao longo dos anos com novos nomes a surgir com uma frequência saudável, a conceituada Pont Neuf Records apresenta mais uma forte compilação que comemora o sexto aniversário da editora. Hexagonal Club Vol. 3 é composto por 16 faixas, incluindo produções de gente talentosa como os Groove Boys Project, Tour Maubourg, Oden & Fatzo, Cosmonection, Vitess, KX9000, THEOS e muitos mais. Após seis anos de existência, o selo francês tem sido um reduto essencial de incentivo aos artistas promissores da comunidade de música eletrónica em França — que, por exemplo, chegou a lançar as primeiras produções de Sweely e Folamour. Este papel é mais uma vez revelado nesta nova compilação.

Com o ethos de retratar este movimento numa única peça, Hexagonal Club Vol. 3 segue os passos dos volumes anteriores e apresenta/cimenta os trabalhos de um elenco muito talentoso de produtores. Os Groove Boys Project possuem um dos melhores estúdios de gravação de Paris; Flabaire fundou a mundialmente famosa D.KO Records; Tour-Maubourg, o “ponta de lança” do selo parisiense, apresentou recentemente um dos discos mais requintados desta nova década; KX9000 lançou um belo EP pela Pont Neuf no verão passado; THEOS acaba de desembarcar na icónica Shall Not Fade, com um EP de estreia na Pont Neuf na calha para breve; Berzingue faz parte do selo desde seus primórdios, tendo lançando o seu primeiro EP a solo em fevereiro passado; o álbum de estreia de Cosmonection, Hidden Places, foi calorosamente recebido e aclamado; e Fasme acaba de se estrear na Feel My Bicep, a editora mundialmente conhecida dos Bicep. Isto tudo só para citar algum do potencial que se concentra na compilação Hexagonal Club.

Este espaço é, também no seu ethos, dedicado a editoras, artistas e projetos como este. Mas deixamos de lado a nossa profunda admiração pelo trabalho da Pont Neuf, libertando-nos de qualquer tendência ou ideia pré-concebida, e desfrutamos de uma das melhores compilações de música eletrónica lançadas nos últimos dois ou três anos. Hexagonal Club Vol. 3 está disponível nas plataformas habituais e numa edição especial em vinil para colecionadores. Santé, Pont Neuf.

E ainda…

Transmitindo histórias e tradições centenárias originárias da Gâmbia, o viajante Haruna Kuyateh cumpre a sua missão e apresenta um EP especial que expressa o seu talento para novos públicos. Composto pela música original e pela versão instrumental, Kora Foo é um disco não convencional que transmite texturas sonoras únicas. Disponível no Bandcamp, através da Apparel Red, a nova sub-label da italiana Apparel Music.

O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica Hoje à noite n’O Sótão, onde apresenta um novo projecto de música independente.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados