Os novos caminhos do house vocal de Felipe Gordon

por Francisco Espregueira,    20 Julho, 2022
Os novos caminhos do house vocal de Felipe Gordon
Capa do disco
PUB

Desde 2017 que Felipe Gordon tem vindo a colaborar regularmente na série imparável de lançamentos ecléticos da Toy Tonics. Há cinco anos, Gordon era um artista em ascensão e agora já é um dos produtores de deep house influenciado pelo jazz mais estabelecidos e requisitados, tendo lançado recentemente em editoras como a Heist, Groovin, Shall Not Fade, Razor N Tape, entre outras. Após Teusaquillo (2017) e Wait On Me (2020), Felipe Gordon apresenta o seu terceiro EP na Toy Tonics, iniciando o seu próximo grande passo em termos de desenvolvimento artístico.

Freedom EP é o resultado de meses a trabalhar num caminho novo e orgânico — uma forma diferente de vocal house. Para este trabalho, convidou um talentoso jovem cantor colombiano chamado Bob The Egoist (também conhecido como Daniel Pardo). Bob é um jovem graduado da Berklee com uma voz profunda e emocional e um conhecimento sólido sobre o soul clássico e o R&B, de quem ouviremos falar com mais frequência nos próximos tempos.

Este novo disco mostra um Felipe Gordon mais atraído por sensações orgânicas. Bebendo muito do house clássico dos anos 90, mas sem soar retro, Freedom EP tem uma leve perspectiva futurista. Além das boas expressões vocais, as faixas são baseadas em incríveis progressões de acordes que lembram o jazz-funk do início dos anos 70. Rhodes e clavinetes, wah wahs e uma atmosfera cheia de groove e alma. Felipe, mais uma vez, desenvolve um trabalho de sintetizadores ímpar, criando músicas com um caráter profundamente funky, sempre enérgico e analógico, enquanto que a contribuição de Bob The Egoist é vital no desenvolvimento de novos caminhos para o produtor colombiano — mantendo, ainda assim, um estilo que é sem dúvida seu. Freedom EP sai em setembro em vinil, mas já está disponível para escuta no Bandcamp da Toy Tonics.

E ainda…

Larry Quest junta-se à editora Pleasure of Love com um impressionante EP de quatro faixas, que aborda sonoridades do house, do acid, influências baleares e tribais. Depois de ter lançado em editoras como Delusions of Grandeur, Percebes Música e Log Records, Larry Quest entrega o seu trabalho mais refinado até agora, aproveitando o talento que tem para misturas de sonoridades sintetizadas e analógicas. Rear Light EP está disponível em vinil.

O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica Hoje à noite n’O Sótão, onde apresenta um novo projecto de música independente.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados