Hoje à noite n’O Sótão. Do R&B, passando pelo funk até ao hip hop com Bluestaeb

por Francisco Espregueira,    21 Julho, 2021
Hoje à noite n’O Sótão. Do R&B, passando pelo funk até ao hip hop com Bluestaeb
Capa do disco

Leon Giseke, mais conhecido por Bluestaeb, é um dos principais produtores da cena de hip hop independente na Europa. Depois do grande sucesso do LP Rodalquillar, que foi lançado em 2015 e aclamado pela crítica, Bluestaeb desdobrou-se em vários projectos de muita qualidade,  tanto a nível individual como em modo colaborativo. Explorar diferentes géneros, aprender novos instrumentos e novas formas de construir a sua música tornaram-o num artista multidisciplinar e maduro, virtudes essas que são evidentes no novo álbum de originais que sai na próxima sexta-feira. Lançado pela Jakarta Records, GISEKE é um disco extremamente pessoal, que serve de reflexão sobre toda a evolução de Bluestaeb e que conta com uma verdadeira equipa de all-stars na colaborações: Mick Jenkins, Louis VI, Ric Wilson, Jerome Thomas e JuJu Rogers são apenas alguns.

GISEKE é uma espécie de projecto de vida para o produtor alemão. O álbum combina produções de R&B, funk e hip hop com contribuições líricas afiadas de alguns dos vocalistas mais promissores do momento, quer em solo europeu como nos EUA. Ao mesmo tempo, GISEKE abraça sem compromissos um conceito de arquitetura e de design na sua construção visual. Este LP, ainda com muito por revelar, é um dos mais aguardados discos de 2021. A amostra disponível neste momento antevê que as expectativas não saiam defraudadas. Disponível em vinil, via Jakarta Records, GESIKE fica disponível para compra na sexta.

E ainda…

Não é preciso muito para criar uma música com onda. Jeff The Fool sintoniza a sua MPC-2500 com alguns loops de samples bem escolhidos e revela a sua Beat Tape 2: Soul Food, via GLB DOM. O produtor francês inspira-se na paixão pelo ofício de gigantes como Madlib e Pete Rock, apresentando uma selecção de sketches de hip hop instrumental do mais alto quilate — o primeiro lançamento do género desta emergente editora russa. Disponível em cassete.

O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica Hoje à noite n’O Sótão, onde apresenta um novo projecto de música independente; e mensalmente com Álbuns com Pó.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados