Hoje à noite n’O Sótão. O regresso dos sintetizadores de Soichi Terada

por Francisco Espregueira,    14 Janeiro, 2022
Hoje à noite n’O Sótão. O regresso dos sintetizadores de Soichi Terada
Capa do disco
PUB

2022 começou com o regresso do ano. A lenda japonesa de Soichi Terada foi alimentada pelo revivalismo dos seus trabalhos iniciais, que pairam no Youtube, e abastecida para uma nova geração de ouvintes conseguida através da estrita colaboração com a editora/loja de vinis de Amesterdão, Rush Hour. Em 2015, este produtor pioneiro do deep house voltou ao centro das atenções por cortesia de Sounds From the Far East, uma retrospectiva — lançada pela Rush Hour e curada por Hunee — do material lançado pela Far East Recordings nos anos ‘90 e início dos anos 2000. Estimulado pela resposta extremamente positiva e pelo renovado interesse no seu trabalho, Terada voltou ao estúdio para gravar Asakusa Light, um novo álbum de música house, mais de 25 anos depois.

Composto por 11 faixas cuidadosamente elaboradas, os métodos de produção utilizados levaram a que Terada recorresse aos mesmos sintetizadores e baterias electrónicas que impulsionaram o seu trabalho dos anos ‘90. Desenvolvido ao longo de 18 meses, Asakusa Light é uma colecção vibrante, atmosférica e emocional de música electrónica intemporal, na qual vemos o protagonista a recriar os processos que deram origem às texturas da sua aclamada obra. Soichi Terada continua a entregar a sua própria marca de linhas de sintetizadores ondulantes e calorosas, percussão programada na perfeição, acordes emocionantes e melodias que induzem sorrisos e sonhos. Asakusa Light está disponível em vinil — para os colecionadores de música que resistirá ao tempo.

E ainda…

O primeiro artigo de 2022 apresenta também um novo projecto independente, cuja estreia saiu no último dia de 2021. GAZTWEEN é uma dupla portuense, formada por Miguel Tenreiro (Gazpa) e Tito Romão (Arctween), que pela primeira vez se sentam para explorar os pontos que conectam as respectivas influências sonoras. Editado pela Jazzego Records, I apresenta uma colaboração amadurecida ao longo de seis faixas que abrangem diferentes géneros: do liquid, passando pelo downtempo e dub até ao house.

O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui semanalmente com a rubrica Hoje à noite n’O Sótão, onde apresenta um novo projecto de música independente; e mensalmente com Álbuns com Pó.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados